Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Cristina Pecequilo

A extensão do conflito entre Rússia e Ucrânia tem causado grandes consequências para a Europa. Uma delas é o corte do fornecimento do gás russo, prejudicando muitos países da região que são dependentes da energia vinda das terras comandadas por Vladimir Putin. Para analisar o assunto, Sergei Cobra conversou com a professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Cristina Pecequilo.

Segundo Cristina, a guerra na Ucrânia é apenas um sintoma do surgimento de uma nova ordem econômica, política e internacional que começou há muitos anos. Mesmo que os países queiram se tornar independentes em fontes energéticas, a professora explica que eles serão dependentes em alguma outra necessidade.

Questionada sobre quem estaria ganhando a guerra, a professora aponta que os Estados Unidos estão conseguindo deixar a União Europeia cada vez mais dependente da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Citando os impactos para o território brasileiro, Cristina Pecequilo, analisa que "o Brasil é um país grande, com muitos recursos naturais, que não dependeria de ninguém”, mas que só depende de insumos de outros países apenas por questões políticas.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP