Para falar sobre os três casos confirmados – até agora - de varíola dos macacos no Brasil, Sergei Cobra conversou com o médico Epidemiologista e especialista em Saúde Pública, Sergio Zanetta, do Centro Universitário São Camilo.
Segundo ele, a varíola dos macacos era encontrada apenas nas Áfricas Central e Ocidental, porém, com a proliferação para outros continentes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu uma reunião de emergência para conter o avanço da doença em outros lugares do mundo.
Em relação aos sintomas da varíola, o epidemiologista explica que ela se inicia como um quadro semelhante a uma virose, causando febre, mal-estar e, em seguida, começam as erupções na pele, responsáveis por ocasionarem novas infecções na pessoa contaminada.
“Realmente não há motivo para a preocupação para a varíola dos macacos”, declara o médico ao pontar que a taxa de mortalidade da doença é baixa. Ele ainda disse que a OMS planeja mudar o nome da infecção, uma vez que os macacos não são os responsáveis diretos pelo surgimento do vírus da varíola.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB:25.380/SP
REDES SOCIAIS