Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Lia Machado

Os recentes casos de estupro divulgados pela mídia, envolvendo uma criança de 11 anos e a atriz Klara Castanho, causaram revolta e comoção nacional. Para entender melhor o direito da mulher em situações de vulnerabilidade, no “Oito em Ponto” desta quarta-feira (29), Sergei Cobra conversou com a antropóloga e professora da Universidade de Brasília - UNB, Lia Machado.

Segundo Lia, o que está sendo discutido agora não é a questão do abuso sofrido pelas duas vítimas, mas sim a tentativa de controlar o corpo feminino. Fazendo uma reflexão da menina de Santa Catarina que, em primeira estância, foi proibida de realizar o aborto, a antropóloga observa que mulheres no período da infância e adolescência não possuem capacidade física, corporal e muito menos psicológica para ter um filho após um estupro. "Crianças não são mães, crianças são filhos e meninas", afirma.

A professora ainda destaca que em situações de estupro, pela legislação, a mulher tem o direito do aborto legal no Brasil: “Precisamos ter uma nova família em que os direitos dos homens e das mulheres sejam iguais”.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP