Uma pesquisa da Universidade de Harvard revelou que colaboradores satisfeitos são 85% mais produtivos e 300% mais inovadores em seu ambiente de trabalho. Em contrapartida, de acordo com um estudo feito pelo Pebmed - site de notícias médicas, um em cada três trabalhadores brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout. Para falar sobre este assunto, Sergei Cobra conversou com a Fundadora da Reconnect e especialista em Felicidade Corporativa e Liderança Positiva, Renata Rivetti.
Segundo Renata, a pandemia deixou a sociedade mais vulnerável, contribuindo para o aumento de casos de burnout, ansiedade e depressão. Hoje em dia, ela afirma que os funcionários não aguentam mais líderes tóxicos e, para reverter este quadro, é necessário a criação de culturas mais positivas dentro das empresas e chefes mais compreensíveis. “Não adianta esperar a organização perfeita para ser feliz”, comenta.
Questionada sobre a cultura workaholic,
a especialista explica que realizar pausas durante reuniões, ao invés de trabalhar sem parar, aumenta potencialmente a produtividade do colaborador: “As empresas que dão mais autonomia aos funcionários, têm mais resultado”.
Em relação ao retorno 100% presencial, Renata destaca que: “Voltar para o escritório e abrir meu computador para ter uma reunião online não faz mais sentido”. E finaliza reforçando que se as empresas seguirem interpretando doenças mentais como frescura, perderão cada vez mais seus talentos.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP
REDES SOCIAIS