Ouça a entrevista completa:
Em 27 de março é celebrado o Dia Internacional do Grafite, uma manifestação artística urbana que surgiu nos anos 1970, em Nova York. As intervenções transmitem mensagens carregadas de críticas sociais e, atualmente, grafiteiros de São Paulo como o muralista Eduardo Kobra estão entre os melhores do mundo. Para falar sobre o movimento diariamente visto nas ruas da capital paulista, Sergei Cobra conversa com a produtora de arte urbana Vera Nunes, artista à frente do projeto “Gentilização”.
Vera ressalta que é importante não cometer uma confusão comum: o grafite é diferente da pichação de muros, que é tipificada como crime ambiental e vandalismo. No entanto, a artista destaca que, em um passado não tão distante, as próprias obras de grafite eram consideradas assim, tendo seus autores presos. “O grafite é uma arte que, independentemente da técnica, sempre tem autorização para ser produzido. A pichação é um trabalho vandal, isto é, aquilo que transmite a ideia de não ser autorizado”, diz.
O programa “8 em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP
REDES SOCIAIS