Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Tela de Maria Luiza Pompeu 1920 (Museu Paulista)
Tela de Maria Luiza Pompeu 1920 (Museu Paulista) Imagem do Teatro São José

Ouça o programa 'Ópera em São Paulo – 150 anos de História' completo:


No segundo episódio vamos conhecer um pouco mais sobre o Theatro São José e as óperas ali apresentadas.

Com o Theatro inacabado, o governo da província decidiu romper o contrato com o empreiteiro que havia iniciado a construção, assinando nova parceria com Antônio da Silva Prado, que faria todas as obras necessárias para terminá-lo em troca de poder explorar o teatro por 15 anos.

O Theatro São José funcionou por 21 anos atraindo a São Paulo importantes empresários, como o muito aguardado Angelo Ferrari, que foi um dos construtores do Teatro Colòn de Buenos Aires e Claudio Rossi, cenógrafo e arquiteto que viria a ser, anos mais tarde, um dos autores do projeto do nosso Theatro Municipal.

Na temporada de 1880, organizada por Angelo Ferrari, foram apresentadas pela primeira vez em São Paulo as óperas Fosca e Il Guarany do já famoso e aclamado compositor paulista Antônio Carlos Gomes. Ele próprio esteve numa das récitas de Fosca no dia 01 de novembro de 1880.

O programa a Ópera em São Paulo – 150 anos de História tem a apresentação de João Malatian e vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às quartas, 22 horas com reapresentações aos sábados às 14 horas.