Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet Theatro São Pedro

Ouça o programa "Ópera em São Paulo – 150 anos de História" completo:


Neste episódio o vamos falar sobre o Theatro São Pedro e sua rica atividade operística.

Uma casa de espetáculos que surgiu em 1917 como cine-teatro, teve longa carreira como cinema, abrigou importantes companhias dramáticas e foi sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo antes de ser totalmente restaurado e destinado à ópera e à música de concerto

Construído numa época em que o cinema se tornava uma das principais formas de entretenimento, tinha, um palco amplo que permitia a apresentação de companhias dramáticas ,de variedades, de ópera e de opereta, mas sua principal atividade, durante muitos anos, foi a exibição de filmes.

Por mais de quarenta anos funcionando como cinema, o São Pedro entra em decadência no início da década de 60 e vários anos se passaram com o Theatro fechado. 

Reinaugurado em 1998 com uma montagem da ópera La Cenerentola, de Gioacchino Rossini,o Theatro seguiu apresentando produções líricas avulsas ao lado de outros tipos espetáculos

Em 2006, é destinado por decreto como teatro oficial de ópera já sob a administração compartilhada com Organização Social.

Iniciava-se então, um ciclo virtuoso que apresentaremos neste programa.

O programa a Ópera em São Paulo – 150 anos de História tem a apresentação de João Malatian e vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às quartas, 22 horas com reapresentações aos sábados às 14 horas.