Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Ney Matogrosso

Ouça completo!


Neste terceiro programa, vamos ouvir as gravações de Ney consideradas mais subversivas. Os atos musicais que desafiaram a sociedade, a ditadura, as gravadoras e os críticos musicais.

O termo transgressão deixou de ter apenas uma conotação negativa, associada à violação e ao não cumprimento de uma lei, para reforçar a ideia de enfrentamento e criatividade engajada durante os anos de ditadura. Ney Matogrosso chegou ao mundo da música como um legítimo transgressor: visto pelo aparelho censor e por parte da sociedade civil conservadora como uma voz a ser calada e um corpo a ser vestido. Subversivo na linguagem dos militares, resistente na percepção de quem queria de volta a livre expressão, Ney seguiu cantando o que queria, mesmo nos piores dias de ebulição social.

A série Pescador de Pérolas, com quatro programas criados pelo jornalista Julio Maria, para a Rádio Cultura, traz uma reflexão biográfica sobre a voz de Ney Matogrosso e segue a trilha das canções para se chegar ao homem.