Ouça o primeiro programa:
No último mês de janeiro o mundo da música foi surpreendido com morte do violonista e luthier Sérgio Abreu. Cultuado no Brasil e exterior, ele foi um prodígio do instrumento, tendo formado com seu irmão Eduardo um dos mais importantes duos de violões de todos os tempos, o Duo Abreu.
Apesar da repercussão que teve em sua breve trajetória, o Duo Abreu teve breve duração, e seus álbuns históricos nunca foram relançados. Na série “Sérgio Abreu e a busca da perfeição”, que estreou neste 27 de abril, o violonista, professor e crítico Sidney Molina resgata o legado do duo, e também do trabalho solo do violonista.
A série destaca ainda o papel de Abreu como arranjador e produtor fonográfico para concertistas de violão no Brasil e fora, e apresenta seu trabalho como luthier, atividade à qual dedicou-se de corpo e alma após o término da carreira de concertista, tendo construído quase 800 violões até o final da vida.
Sidney Molina foi próximo de Sérgio, além de sempre ter utilizado – em concertos e gravações – instrumentos construídos por ele. Ilustres convidados participam da série com depoimentos exclusivamente colhidos pela Cultura FM, como o luthier Ricardo Dias – biógrafo de Abreu, a violonista norte-americana Alice Artzt e os violonistas brasileiros Fabio Zanon e Sérgio Assad.
A busca da perfeição foi a tônica da carreira de Abreu, que exerceu suas diversas atividades com genialidade e generosidade. Esta série mostrará que ele chegou tão perto quanto possível desse objetivo.
Sérgio Abreu e a busca da perfeição: a música do violonista, arranjador e luthier.
Série em 4 programas apresentada pelo violonista, professor e crítico musical, Sidney Molina
Quintas, às 23h e horário alternativo aos sábados, às 9
REDES SOCIAIS