Ouça o programa completo:
“Língua brasileira” é o novo trabalho de Tom Zé. É parte de projeto que contempla, além da criação musical, a pesquisa em linguagem teatral, letras e antropologia. Projeto de Tom Zé e Felipe Hirst que estudaram os primórdios da língua falada no Brasil, com a contribuição de dezenas de acadêmicos e especialistas em idiomas, como o tupi, kimbundo, celta e o protoindo-europeu. No repertório tem “Genesis guarani”, “Os clarins da coragem” e “Língua brasileira”, todas de sua autoria.
“Canto sedutor” é trabalho da cantora Mônica Salmaso e do compositor, arranjador, cantor e violonista Dori Caymmi, reunindo composições suas e de seu principal parceiro Paulo César Pinheiro. O disco fala do nosso tempo, como em “Água do Rio Doce”, inspirada na tragédia de Brumadinho. A faixa título e “História antiga” também estão no repertório.
Em outubro de 2021 Tatá Aeroplano se reuniu no estudo Minduca para produzir e arranjar coletivamente seu sétimo disco. Contou com Dustan Gallas, Junior Boca e Bruno Buarque nessa empreitada. O resultado é o álbum “Não dá para agarrar”, cuja faixa título foi composta em conjunto com Malu Maria e Peri Pane; “Chá delícia”, dividida com Dustan Gallas; e “Na beleza da vida”, tributo virtual a Sérgio Sampaio feito por Tatá e Irahn Barreto.
Armandinho Macedo é nome de destaque na nossa música desde os tempos dos Novos Baianos, da Cor do Som e do Trio Elétrico de Dodô e Osmar. Em 2022 ele mais Marco Lobo e Yacoce Simões fazem tributo a dois ‘oitentões”, com o lançamento do álbum “Retocando Gil e Caetano”. De Caetano Veloso tem “Tropicália”. De Gilberto Gil, “Eu vim da Bahia”.
Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Sábado, 03 de setembro de 2022, às 8 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 05 de setembro de 2022, às 17 horas.
Cultura FM – Domingo, 04 de setembro de 2022, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber
REDES SOCIAIS