Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Chico Buarque

Ouça o programa completo:

Palavras de Solano Ribeiro: “Há 18 anos teve início este programa que desde o começo sem saber por onde ir e sem saber para onde ir partiu à procura da Nova Música do Brasil. Suas primeiras palavras foram: “Começamos pelo começo. Pelo princípio. Pelo sonho. Pelo amanhecer. Pelo novo. Pela independência musical. Pela liberdade total. Sem saber quais os caminhos certos. Mas sabendo que o talento sempre esteve perto. Mais perto do que se imagina. E são tantos... quantos cabem na sua imaginação”. A primeira música tocada foi “Bom Conselho”, de Chico Buarque, com Luiz Gayotto.

Nesses 18 anos, a produção independente recorreu ao compositor para releituras da obra cuja importância ainda não foi totalmente compreendida. Músicas de cunho social, ambiental, comportamental. Músicas que falam do amor, da dor. Do homem da rua, do brasileiro, da brasileira.

Solano Ribeiro conheceu bem Francisco Buarque de Hollanda. O conheceu quando uma plateia exaltada se dividida entre a “A banda” e “Disparada”. Venceu a conciliação promovida pelo diretor do 2º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record em 1966. As duas ficaram com o primeiro prêmio.

Nesta edição homenagem, Solano relembra alguns clássicos na voz de Chico Buarque: “Construção”, “Apesar de você” e, claro, “A banda”. Mas tem o compositor interpretado por Luiz Gayotto, Mônica Salmaso, Cida Moreira, Thais Gulin, Bena Lobo, Letícia Monsó, Quarteto de Cordas Vocais e Grooveria.


Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Sábado, 15 de junho de 2024, às 8 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 17 de junho de 2024, às 17 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber