Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Beethoven por J. K. Stieler. Arrigo por Gal Oppido

Ouça o programa completo:


Expressão da “matemática”, do “belo” e da “paixão”, o “Santo Graal” da música ou “a obra mais radical do mais genial dos compositores” são algumas das formas pelas quais os musicólogos têm se referido ao opus 133, de Beethoven, a Grande Fuga.

Neste programa, criado como um improviso da quarentena para celebrar os 250 anos do mestre dos mestres, nascido em Bonn no ano de 1770, a Grande Fuga aparece no original para quarteto de cortas, além de fragmentos de suas versões para 2 pianos, violão, orquestra, pianoforte e, ainda, numa versão rock/mid.

Interpretações do Quarteto Alban Berg, do Quarteto Takacs, Bryant e Dmitry Rachmanov (num fortepiano Tröndlin de 1830), Julia Hsu e Peter Serkin (piano), Hiroaki Oii (num fortepiano Broadwood de 1816), K. G. Johansson (violão), Richard Tognetti à frente da Orquestra de Câmara Australiana, Furtwängler, com a Filarmônica de Viena, em 1954, e ainda a versão arranjada por Ed Chang, com manipulação sintetizada e sequenciada por R. Alpiar, conectando Beethoven aos robôs. Em citação, “Beethoven e o Sentido da Transformação”, livro de José Viegas Muniz Neto editado pela Annablume em 1997.

Programa transmitido originalmente em 12 de dezembro de 2020.