Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Sylvia Koscina, João Gilberto, Tom Jobim e Mylene Demongeot em cena de Copacabana Palace, o filme, de 1962.

  • Ouça o Programa Completo:  



  • O amor, o sorriso e a flor, lançado em 1960, é o segundo disco da trilogia de João Gilberto. “Falar sobre o João para mim é complicado”, diz o compositor Daniel Taubkin, um dos interlocutores do mestre da bossa nova. “A gente sempre relaciona o João aos compositores jovens que estavam ali na classe média alta do Rio de Janeiro, na casa da Nara Leão (...) mas também, o João com seu violão sintético, com seu ritmo extraordinário e sua nova estética, trouxe a música brasileira para o violão dele”, declara.

    João Gilberto, garimpador de canções, tem algo de lúdico em seu repertório. O amor... tem arranjos de Tom Jobim, que trabalhou com João no sítio, cercado por passarinhos. Foi gravado em cinco dias (de 28 de março a 5 de abril de 1960) no Estúdio Odeon, no Rio.

    “Eu acho espetacular a relação que ele faz da voz com o violão e como ele acerta as notas – não só a afinação, mas o lugar certo ritmicamente”, comenta Arrigo. “O João é herdeiro da organicidade que existia na época e a levou ao máximo, assim como a busca da excelência”, diz Taubkin, para quem João “colocava toda a cozinha rítmica do samba naquele violão”. Arrigo completa: “O que você não escuta é intenção”.

    O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.