Mário de Andrade faz 130 anos
Programa traz poesias escolhidas e discos da coleção pessoal do poeta
07/10/2023 23h00
Ouça o programa completo:
Água do meu Tietê,
Onde me queres levar?
- Rio que entras pela terra
E que me afastas do mar...
Ele nasceu em São Paulo, no dia 9 de outubro de 1893. “Modernista das cavernas”, foi uma das figuras centrais do movimento vanguardista dos anos 1920. Na sua casa da rua Lopes Chaves, na Barra Funda, escreveu grande parte de seus poemas e ensaios. Também atuou como professor de música, musicólogo e foi um dos pioneiros da etnomusilogia no Brasil. Nesta edição, Supertônica celebra a memória do autor de Macunaíma, por ocasião de seus 130 anos de nascimento.
Neste programa, fragmentos dos poemas: Descobrimento, O Trovador, Danças, Meditação sobre o Tietê, Improviso do Mal da América e Carnaval Carioca.
“O fonógrafo é essencialmente um instrumento de lar. A função específica dele é transportar pra dentro de casa toda a representação (não reprodução) da música universal. É objeto de estudo e de prazer musical”, escreveu. Também em destaque, peças escolhidas da coleção de discos do poeta. Obras de Nazareth, Pixinguinha, Donga, Bach, Debussy, Schoenberg, além de foxtrots, tangos e outras peças populares.
Feliz aniversário, Mário de Andrade!
REDES SOCIAIS