Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio


O programa Tarde Cultura recebeu Sidney Molina, violonista, professor e crítico musical nascido em São Paulo, ativo há mais de 30 anos na música erudita brasileira. Iniciou seus estudos aos sete anos no Conservatório Musical Paulistano, passando depois pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, pelo Conservatório Brooklin Paulista e por grupos de estudo com Ricardo Rizek. Além da formação musical, Sidney é Bacharel em Filosofia pela USP e possui Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Coordena a pós-graduação em Violão: pedagogia e performance na Faculdade Santa Marcelina, atua como professor de violão erudito, música brasileira e estética musical, e é crítico de música do jornal Folha de S. Paulo.

Nesta entrevista, Molina comenta sobre o concerto do Quaternaglia no Instrumental Sesc Brasil, com repertório que resume os 30 anos de carreira do conjunto. O Quaternaglia desempenhou papel fundamental na valorização do violão como instrumento de câmara, ampliando o repertório por meio de comissões de obras e arranjos originais de compositores renomados, como Egberto Gismonti e Leo Brouwer, e promovendo a música brasileira internacionalmente. O concerto resume a essência artística desse quarteto de violões, que se tornou referência para o repertório desta formação em nível internacional.