A viola caipira hoje é um instrumento com muitas possibilidades, que está enraizada na cultura do interior, mas também está nas mãos de músicos urbanos com diferentes gêneros e influências. Responsável por um mapeamento sobre o instrumento no estado de São Paulo, o violeiro Ivan Vilela é entrevistado do programa Viola, Violeiros e Cia, da Rádio Cultura Brasil, que vai apresentar esse panorama musical.
A pesquisa feita por Ivan Vilela resultou em dois discos, Viola Paulista – Volume 1 e Volume 2, lançados pelo Selo Sesc, a gravadora do Sesc São Paulo. Foram lançadas 39 músicas com intérpretes diferentes que apresentam um recorte etnográfico da cultura musical dos violeiros-instrumentistas e violeiros-cantadores de São Paulo. O primeiro disco foi lançado em CD e o segundo em formato digital durante a pandemia.
A série especial começa na quarta-feira, dia 6 de outubro, e terá uma música por dia, apresentada e contextualizada por Ivan Vilela. Os primeiros músicos apresentados são Neto Stéfani, Moreno Overá, Rodrigo Nali, Rafael Shimidt, Bruno Sanches e Jackson Ricarte.
Esse trabalho resultou em um dos panoramas mais abrangentes dos sons da viola caipira e, sobretudo, com a importância de captar como o instrumento é tocado hoje. O Viola, Violeiros e Cia, da Rádio Cultura Brasil, é apresentado por Aloisio Milani diariamente das 6h às 7h da manhã.
REDES SOCIAIS