Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Unsplash
Reprodução/ Unsplash

1. Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas do Campo

Localizado ao sul de Belo Horizonte, Congonhas do Campo traz um lugar sagrado chamado de Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, construído no século 18 com estilo rococó italiano. Tem a escadaria externa decorada com estátuas dos profetas, as sete capelas que representam Via Crúcis e uma das obras-primas do barroco de Aleijadinho.

2. Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul

São ruínas de um conjunto arquitetônico que também reúnem ruínas de San Ignacio Miní, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María la Mayor, na Argentina.

As ruínas foram construídas no século 18 em missões jesuíticas nas Terras Guaranis.

3. Centro Histórico de Salvador, Bahia

Um núcleo de mistura cultural entre Europa, África e América, a primeira capital do Brasil foi construída em 1549. A capital tem diversos edifícios renascentistas e casas coloridas.

Veja imagens: Webstory: Patrimônios históricos tombados pela UNESCO

4. Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí

É o sítio arqueológico mais antigo da América do Sul e tem 241 quilômetros de área. Fundado em 1979, apresenta cavernas rochosas com diversas pinturas rupestres, algumas de 25 mil anos atrás. Estas mostram a vida, os costumes, lendas e cultura de nossos ancestrais.

5. Centro Histórico de Olinda, Pernambuco

Os portugueses o construíram na metade do século 16 e era um centro de extração de açúcar, um dos locais mais ricos do Brasil colônia. Durante um saque holandês, foi destruída e reconstruída um tempo depois. Apresenta diversas igrejas barrocas, assim como conventos e capelas.

6. Centro Histórico de São Luís, Maranhão

Fundada pelos franceses no século 17, foi ocupada também pelos holandeses até os colonizadores portugueses se instaurarem. Apresenta uma arquitetura colonial com ruas retangulares.

Paisagens Cariocas, Rio de Janeiro

A Paisagem Urbana do Rio de Janeiro foi tombada em 2012 como patrimônio histórico. É composta pelas montanhas do Parque Nacional da Tijuca até o mar. Nele, também estão o Jardim Botânico, Corcovado, Baía de Guanabara e a própria praia de Copacabana.