Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A cidade de Madrid é a capital da Espanha e tem diversas atrações e não é uma tarefa fácil selecionar os melhores lugares para visitar. Mas o bom desta cidade é o fato de você poder visitar os principais pontos turísticos a pé e isso facilita qualquer roteiro. Confira oito lugares para conhecer em Madrid.

1. Plaza Mayor

A Plaza Mayor é o coração de Madrid, um espaço que foi completamente ampliado e reformulado pelo Rei Filipe III para fazer jus à cidade que seu pai tinha transformado na capital do império espanhol.

No meio da praça existe uma estátua do próprio Rei Filipe III montado em seu cavalo. O curioso é que no início o cavalo estava com a boca aberta e pássaros acabavam ficando presos e morrendo dentro da estátua.

2. Puerta del Sol

A Puerta del Sol é um dos lugares mais famosos e concorridos da cidade espanhola. Neste local se encontra o quilómetro zero de todas as estradas da Espanha. A Real Casa de Correos também está localizada ali, onde está o tradicional relógio que marca a passagem do Ano Novo, construído e doado por José Rodriguez de Losada no século XIX.

3. Mercado de San Miguel

Localizado no coração de Madrid, o Mercado de San Miguel é o único mercado de ferro que sobrevive até os dias atuais e recebe visitantes do mundo todo. O local foi revitalizado em 2009 e hoje apresenta um conceito gourmet com muito charme.

Veja imagens: Webstory: Oito lugares para conhecer em Madrid

4. Templo Debod

O templo construído no século IV a.C contém um dos poucos arquitectónicos nubio-egípcios fora do país árabe. O templo foi doado para a Espanha pelo Egito em forma de agradecimento aos esforços dos espanhóis na ajuda ao salvamento do Templo de Abu-Simbel.

5. Restaurante Sobrino de Botin

O lugar foi fundado pelo francês Jean Botín em 1725 e é considerado o restaurante mais antigo do mundo. Após a morte de Botín, um sobrinho chamado Candido Remis mudou o nome para ‘Sobrino de Botín', que sobrevive até os dias de hoje e é muito visitado pelos turistas.

6. Palácio Real de Madrid

O Palácio Real de Madrid é a residência oficial do Rei da Espanha, e é considerado o maior palácio da Europa com uma área de 135000 metros quadrados e com 4318 quartos.

Atualmente, o Rei utiliza o local somente para ocasiões de gala, como almoços, recepções oficiais, entrega de prêmios e audiências, já que a família real optou por viver em um palácio mais modesto.

7. Estádio Santiago Bernabéu

O Santiago Bernabéu é a casa do Real Madrid, o principal clube da cidade. O local foi inaugurado em 1947 e é o único estádio do mundo a sediar uma final de Copa do Mundo, Champions League e Copa Libertadores. Atualmente, o local está em reforma e deve ficar pronto em 2023.

8. Catedral de Almudena

A Catedral de Santa Maria a Real de Almudena é a sede da diocese de Madrid. Tem 102 metros de comprimento e 73 de altura, sua arquitetura é uma mistura de vários estímulos: neoclássico, neogótico e neorromano.

A igreja foi a primeira a ser consagrada pelo Papa João Paulo II fora de Roma em sua quarta visita à Espanha.