Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Se você adora viajar, ainda mais para fora do país, sabe que dependendo do lugar há bastante exigências burocráticas. Mas existem alguns países dentro da América Latina que não exigem passaporte e nem visto de entrada, o que já ajuda bastante aqueles que ainda não emitiram o seu.

Mesmo que o passaporte seja algo importante, ele não é essencial, especialmente em viagens de turismo. Os países do MERCOSUL permitem que brasileiros entrem em seu território usando apenas o documento de identidade (RG).

Veja imagem: Webstory: Oito destinos fora do Brasil que não precisam de passaporte

Mas vale ressaltar que este documento precisa estar em dia, ou seja, sua expedição deve ter menos de 10 anos e estar em bom estado de conservação, valendo apenas o documento de identidade. A CNH, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento não são aceitos. 

Veja nos próximos tópicos a lista que preparamos de países que não exigem passaporte:

1. Bolívia

Localizado na América do Sul, a história da Bolívia envolve colonização espanhola. COm apenas o RG e passagens aéreas, você entra no país. 

2. Colômbia

Praias, montanhas, florestas, cidades grandes históricas. Não faltam motivos para você conhecer esse país que, como bônus, possui um dos povos mais receptivos de toda a América Latina.

3. Chile

Um país de belezas naturais, com florestas, montanhas, praias e uma cultura peculiar na América Latina. Conhecida por suas últimas manifestações políticas, a cidade de Santiago é acolhedora e similar às grandes cidades do Brasil. Com uma cultura indígena muito forte através dos povos Mapuche, o Chile busca cultivar raízes e pode surpreender. 

4. Argentina

Argentina é o lugar ideal para quem gosta de degustar bons vinhos e comer carne de qualidade. O país também é o destino preferido de muitos brasileiros que querem curtir neve no inverno. Um aspecto marcante da cultura argentina é a leitura, de acordo com um relatório do Fórum Cultural das Cidades Mundiais de 2015, a capital argentina possui mais livrarias per capita do que qualquer outra capital do mundo.

5. Peru

Quer saber o que fazer no Peru, muito além das ruínas incas? O país é repleto de destinos com paisagens de tirar o fôlego, histórias milenares, culturas tradicionais e excelente gastronomia.

6. Equador 

Embora seja um país menor, o Equador oferece muito. Desde as vistas da montanha dos Andes, uma culinária diversificada impressionante, e, claro, as famosas Ilhas Galápagos. A maior parte do Equador fica no hemisfério sul, ou seja, ao sul da linha do equador. A sua localização significa que tem um clima tropical.

7. Paraguai 

Muito além de apenas comércios, o Paraguai também oferece uma linda paisagem e diversos pontos turísticos, como o marco das Três Fronteiras, o lado paraguaio da tríplice fronteira, e as cachoeiras como no Parque Municipal Saltos del Monday. 

8. Uruguai

O Uruguai faz divisa com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Então, você pode fazer a viagem em um feriado prolongado ou em pequenas férias. Além da facilidade de locomoção, os famosos balneários e noites badaladas do Uruguai despertam o interesse de turistas do mundo todo, seja pela busca em conhecimentos culturais ou diversão.

Leia também: Como fazer bolo de banana no liquidificador

A América do Sul guarda ainda desertos, capitais culturalmente interessantes, estações de esqui e muitas outras razões para você começar a planejar a sua viagem. Antes de começar a arrumar as malas, é importante cotar algum seguro em caso de emergência e para que tenha uma trajetória tranquila.