Acertar na maquiagem e nos produtos para pele negra pode ser desafiador. Em conversa ao site da TV Cultura, o jornalista de beleza e maquiador profissional Tássio Santos, do Herdeira da Beleza, deu algumas dicas de maquiagem para a pele negra!
1. Entender seu estilo de vida
O primeiro passo é conhecer o seu gosto e entender seu estilo de vida. Assim, você consegue descobrir quais produtos são essenciais na sua rotina, se você gosta de uma maquiagem mais leve ou mais pesada, entre outras coisas. Para Tássio, o que vale é a criatividade!
“Vou me usar como exemplo: no dia a dia, eu não uso tanta coisa assim, então um corretivo e um pó já tá perfeito pra mim. Mas se a pessoa quiser adicionar mais coisinhas, com um contorno, um batom e um rímel já rola fazer muita coisa”, disse.
2. Atenção ao tom da pele e da mancha
Prestar atenção ao tom da pele na hora de escolher produtos de maquiagem para pele negra é essencial para as manchas também. Quanto mais escura for a mancha, mais alaranjado/avermelhado precisa ser o corretivo, para camuflar.
Tássio também alertou para os produtos clareadores. Segundo ele, “muitos agem em todos os melanócitos (o produtor da melanina) e não somente nos melanócitos que produzem a mancha, podendo esbranquiçar a pele negra”.
Leia também: Dicas de cuidados para a pele negra
3. Colorimetria para achar seu tom de base
Como algumas marcas têm dificuldade para produzir base para pele negra, o maquiador trabalha também com a colorimetria. Ele contou que aprendeu esta “ciência das cores” na escola de maquiagem mais tradicional da França, a MakeUp Atelier Paris.
“Com as cores primárias (azul, vermelho e amarelo) a gente cria todas as outras. Isso é essencial para entender a maquiagem para pele negra”, explicou.
Veja imagens: Webstory: Cinco dicas de maquiagem para pele negra
4. Corretivo para auxiliar nas cores
No caso das sombras coloridas, não são todas as marcas que aparecem de forma satisfatória na pele negra. Tássio recomendou utilizar um corretivo antes de aplicar sombras coloridas, como a amarela.
Ele explicou que “essas mais coloridas performam melhor na pele negra quando tem uma base para a sombra, podendo ser o seu corretivo mesmo”. A esfumada com batidas também é essencial para concentrar o pigmento da sombra e realçar sua cor.
Leia também: Conheça os benefícios e cuidados do uso de ácidos no rosto
5. Mistura de produtos para tons pastéis
Para experimentar tons pastéis em pele negra, o maquiador sugeriu misturar produtos que você já tem para atingir os tons mais leves. Mesmo assim, como estas cores podem ser muito claras, vale usar um delineador fino para ajudar a definir o formato do olho, por exemplo.
REDES SOCIAIS