Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 18 de Janeiro

Estação Livre

ESTAÇÃO LIVRE - BOTECO

Nessa sexta-feira o Estação Livre fala da importância dos bares como lugar de sociabilização. Mais do que um espaço para beber e se divertir, nas periferias os bares se tornam referência em lazer, cultura e até mesmo ações sociais. Sem esquecer que alcoolismo e violência também fazem parte destes ambientes, queremos mostrar que bar pode ser lugar de acolhimento e cultura. Convidados: Leandro Sequelle (cervejeiro) e Dani Souza (sommelière de cerveja e cozinheira) Leandro Sequelle https://guiadacervejabr.com/balcao-a-danca-leandro-sequelle-voce-nao-sente-nem-ve/ Dani Souza https://www.panelinha.com.br/blog/ritalobo/vozes-negras-importam-dani-souza Reportagens: • VT Comida de Boteco Tem comida que parece que só é boa quando é de boteco, não é mesmo??? Pastel, bolinho de feijoada, frango a passarinho e torresmo são apenas algumas das opções típicas. Mas cada canto do país tem uma comida de boteco que é a cara daquele lugar. E a gente deu um giro pelas regiões norte, nordeste e sudeste para conhecer, começando pela tripinha de porco, em São Luís do Maranhão. • VT Baianinho de Mauá Se tem uma coisa que está ligada a boteco é o jogo de sinuca. Por isso a gente foi falar com uma lenda dos botecos brasileiros. Conhecido como Baianinho de Mauá, Josué Ramalho da Silva veio da Bahia para São Paulo para trabalhar como ajudante de pedreiro. Imbatível na sinuca, ele logo descobriu que podia ganhar a vida com suas jogadas inacreditáveis. • VT Sarau Elo da Corrente Cerveja gelada, torresminho e poesia! Sim, boteco também é lugar de literatura!!! E o Bar do Santista é a casa do Sarau Elo da Corrente, que toda quinta-feira leva cultura para a quebrada de Pirituba. • VT Adega do Baguinho Fundado em 1992, na Vila Franca, zona sul de São Paulo, a Adega do Baguinho era um bar como outro qualquer. Com o tempo, o estabelecimento foi se tornando uma referência no bairro como polo cultural e espaço onde acontecem ações sociais. A gente acompanhou um evento de Páscoa. • VT Bar de Várzea Boteco e futebol são duas coisas que combinam. E na periferia, esse encontro é mais que bebedeira. Na mesa do bar, a rivalidade do campo dá espaço à confraternização. • VT Cervejeiras E a mulherada está dominando o mundo, mesmo aqueles lugares que se pensava serem redutos muito masculinos. O mercado de cervejas artesanais está cheio de gente preta envolvida, e as mulheres estão provando que entendem muito do assunto. • VT Thiaguinho A gente falou tanto de bar e de cerveja, que nesse último bloco, a entrevista é com um artista que já falou muito sobre esses assuntos nas músicas dele: Thiaguinho! Ex-integrante do Exaltasamba, ele se tornou um dos artistas mais bem-sucedidos do pagode. Comemorando 20 anos de carreira, ele se prepara para levar a turnê "Tardezinha" para Lisboa e Miami!
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

VSR: VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO - O IMPACTO EM BEBÊS

As infecções virais respiratórias são comuns em nosso meio acometendo milhares de pessoas em todas as faixas etárias. Dentre essas infecções, o Vírus Sincicial Respiratório ou VSR é um dos maiores responsáveis por infecções respiratórias em recém-nascidos e crianças pequenas. O Vírus Sincicial Respiratório é considerado um sério problema de saúde pública. Estima-se 66 a 199 mil mortes por ano em menores de cinco anos no mundo. Não existe tratamento para o VSR, mas existe prevenção através de hábitos de higiene e vacinação. Nesse educativo vamos saber mais sobre o VSR e como fazer para nos protegermos.
Conheça o Programa
al
Kid e Cats

EP. 03 - O PIQUENIQUE

OS KID & CATS VÃO FAZER UM PIQUENIQUE. PORÉM, AO CHEGAR AO LOCAL, A FAMÍLIA DESCOBRE QUE DEIXOU CAIR A CESTA DE PIQUENIQUE PELO CAMINHO! AGORA, VÃO TER QUE FAZER UM PIQUENIQUE PROCURANDO COISAS NO BOSQUE PARA COMER!
Conheça o Programa
al
Oi, Duggee!

OI, DUGGEE! II - 13 - DUGGEE E O DISTINTIVO DOS BICHINHOS DANÇANTES

Sinopse da Série Uma série para crianças da pré-escola que promove o exercício e a aprendizagem. Duggee é um adorável cão marrom que dirige O Clube do Esquilo, um lugar onde as crianças têm aventuras e ganham medalhas por suas realizações. Sinopse do Episódio Quando um inseto dançante pousa na cabeça de Duggee, ele não consegue parar de dançar. Os escoteiros olham de perto e veem que é um minúsculo inseto caipira com um violino. E mais, ele tem uma banda inteira com ele - a Banda dos Bichinhos Dançantes. Eles estão aqui para tocar no show, mas vão precisar de ajuda para se preparar. Luzes, cenários, refrescos... Muito bem Escoteiros, vamos dançar!
Conheça o Programa
al
Meu AmigãoZão

MEU AMIGÃOZÃO - 16 - MAIS ALGUMA COISA?

Lili reclama da falta de atenção da mãe, e monta uma sorveteria só pra mostrar como é fácil atender a todos os clientes!
Conheça o Programa
livre
Um Herói do Coração

UM HERÓI DO CORAÇÃO - 03 - APRENDENDO AS VOGAIS/CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ/AS PALAVRAS MÁGICAS

Sinopse da Série Um Herói do Coração é um conjunto de conteúdos voltado para crianças de 2 a 5 anos de idade, que tem como inspiração os valores humanos, e se propõe a estimular os primeiros valores positivos. Seus episódios são estruturados como fábula, tendo como valor principal a simplicidade em sua comunicação onde se desenvolvem diversos temas, entre eles o respeito pelo meio ambiente, a cooperação e a amizade. Brincando com o Herói, é um conjunto de conteúdos didáticos destinado a crianças em idade pré-escolar, que propõe estimular as crianças na aprendizagem de números, letras, formas e cores. Uma inovadora estética e músicas originais, misturam-se criando uma ideia simples e divertida: APRENDER SORRINDO. Música Infantil - Um Herói do Coração As músicas do Herói do Coração, é um conjunto de videoclipes musicais destinado a crianças em idade pré-escolar. Músicas originais com valores como a amizade, compartilhar, cooperação, como o cuidado do planeta e dizer por favor e obrigado, são algumas das temáticas que vão de mãos dadas com os clássicos populares infantis compondo este conjunto de conteúdos para fazer da infância um mundo mágico. Um Herói do Coração - As palavras mágicas: Hoggie usa todas as tintas de seus amigos sem avisá-los, deixando todos sem poder pintar e fazendo com que todos fiquem tristes. Plim Plim aparece para convidá-los ao Parque das Cores, onde Hoggie aprende as palavras mágicas e descobre coisas maravilhosas quando dizemos “Por favor” e “Obrigado”.
Conheça o Programa
al
Esquadrão do Mar Azul

BEM ESTRANHO!

Na tranquila região do Mar Azul, Baiá e seus amigos estão desfrutando de um momento de descontração quando são surpreendidos por um acontecimento verdadeiramente assustador. Baiá fica tão aterrorizado que corre imediatamente para contar ao seu amigo, o polvo Ast, sobre o inusitado encontro com uma criatura bastante estranha. Enquanto isso, nas proximidades, Valentim também testemunha algo incomum nas pedras, e outros habitantes do Mar Azul compartilham relatos de encontros com uma misteriosa criatura monstruosa. A notícia se espalha rapidamente, gerando pânico entre os moradores. Bela Baleia convoca uma nova missão para desvendar o mistério por trás dessa estranha criatura. Ast e Baiá embarcam em uma emocionante exploração pelo navio naufragado e, finalmente, fazem uma descoberta surpreendente. No entanto, eles logo percebem que a criatura não é exatamente monstruosa, mas sim um réptil extremamente raro que se perdeu na Ilha do Mar Azul. Determinados a ajudar o novo amigo a retornar em segurança às águas do Pacífico, Ast tem uma ideia brilhante e, com a ajuda de Baiá, elabora um plano engenhoso. Com a missão cumprida e um novo amigo a bordo, a paz retorna à Ilha do Mar Azul, e tudo volta a ser calmo e sereno no oceano.
Conheça o Programa
al
Milo

MILO - 36 - MILO, O PILOTO DE RESGATE

Apesar de toda a emoção de pilotar um helicóptero, será que Milo, Lofty e Lark manterão a calma diante do perigo e trabalharão em equipe nos chamados de emergência?
Conheça o Programa
al
Simon

O MEGA TOBO ÁGUA / A VIAGEM ESCOLAR

O MEGA TOBO ÁGUA Simon descobre um novo escorregador na piscina e ajuda Gaspard a superar seu medo de altura para deslizar junto com ele. No final, eles percebem que não era tão assustador quanto parecia. A VIAGEM ESCOLAR Simon está empolgado com o passeio escolar na floresta, esperando ver muitos animais. No entanto, ele acaba encontrando apenas um besouro e a chuva atrapalha seus planos. Mas, graças a uma música inventada por Simon, o sol aparece e eles avistam um lindo cervo.
Conheça o Programa
al
Bluey

10 - TRENS/ RAINHAS

Sinopse da Série Bluey é uma adorável e incansável menina de seis anos que vive com seus pais e sua irmãzinha de quatro anos, chamada Bingo. Ela adora brincar com a sua família e a vizinhança dentro do seu mundo e seus jogos. Sinopse Parte 1 - Trens Todos a bordo no Trem do Papai! Bingo vai de casa até a creche e depois ao seu trabalho no veterinário toda manhã, mas existe um problema na linha, Bluey atrasa o horário de todos. Sinopse Parte 2 - Rainhas Enquanto brincam de rainha, Bluey e Bingo descobrem que ser o mordomo é muito mais divertido. Mas alguém precisa ser a rainha, mesmo que isso signifique não ter medo de trabalhar duro.
Conheça o Programa
al
MUNDO BITA

MUNDO BITA - IMAGINE-SE 04 QUE NEM GIGANTE

No Mundo Bita, Pipa traz um ingrediente diferente para a macarronada do Bita, fazendo o Pepe comer cenoura pela primeira vez. No Planeta Terra, Flora recebe a turminha em sua casa para um almoço especial, mas Lila não gosta de saber que tem brócolis no cardápio. No Mundo da Imaginação, Lila é guiada pelo Bita em uma aventura gastronômica para crescer feito gigante e resgatar os amigos Dan e Tito. No final, Lila entende que experimentar alimentos saudáveis é muito divertido.
al
PARQUINHO JURÁSSICO

06 - ROCK DO ABELISSAURO

al
Octonautas

15 - OCTONAUTAS E A SAPATEIRA DE ROCHA DO PÁCIFICO

Quando Shellington e a tripulação tentam reunir algumas sapateiras de rocha do Pacífico, que se assustaram e se afastaram de casa, eles recebem ajuda de alguns amigos antigos. Enquanto lidam com esse desafio, eles descobrem curiosidades fascinantes sobre a sapateira de rocha do Pacífico, incluindo seu comportamento e características únicas. Com suas Octo-garras de escalada, os Octonautas trabalham em conjunto para garantir a segurança dessas criaturas e aprendem mais sobre a vida marinha.
Conheça o Programa
al
PJ Masks

EP. 13 - CONHEÇAM AN YU - PARTE I

NINJA NOTURNO ROUBA O CONGO DA DRAGOA PARA DESPERTAR A MAGIA DA MONTANHA MISTERIOSA.
Conheça o Programa
al
Dino Ranch

DINO RANCH - 18 - AVIÃO MALUCO

Miguel sempre quis voar com os pterossauros e finalmente termina sua invenção voadora: o dino-voador! Ao testá-lo, descobrem que é muito pesado para voar com seus dinossauros, o que decepciona Raio, Clover e Tango, que ficam de fora da diversão. Quando Bo precisa ser resgatado sobre o intransponível Monte Mastodonte, Miguel fica tão empolgado com sua nova invenção que convence Jon e Min de que eles devem voar para seu pai, deixando os dinossauros para trás. Isso dá terrivelmente errado quando eles ficam sem forças para manter o planador no ar, e eles mesmos aterrissam na montanha! Raio, Clover e Tango serão capazes de resgatar os Dino Ranchers e Bo por conta própria?
Conheça o Programa
al
Martin Manhã

MARTIN MANHÃ - 16 - MARTIN, O CAÇA-FANTASMAS

Ao acordar, Martin tem uma dupla surpresa: primeiro, ele está equipado com uma parafernália incomum de investigador, incluindo uma câmera termográfica e óculos de visão noturna; e mais surpreendentemente, ele tem um visitante - um autêntico fantasma chamado Hector Plasma, que está em uma missão do outro lado para estudar os métodos do maior caçador de fantasmas! A primeira missão de Martin é investigar a assombração da casa da mãe do Sr. Peixoto: ela está tão apavorada com todos os fantasmas de lá que quer vender sua casa o mais rápido possível. Mas depois de uma investigação minuciosa, nossos amigos, ajudados por Hector, percebem que a casa não é mal-assombrada, mas cheia de truques! Um desagradável incorporador imobiliário colocou todos esses aparelhos na casa para assustar a senhora e fazê-la vender sua casa. Então Martin e seus amigos se vingam, desta vez com um fantasma de verdade!
Conheça o Programa
al
O Show da Luna!

EP. 05 - BRINCANDO NA LAMA!

LUNA, JÚPITER E CLAUDIO ESTÃO DANDO UM BANHO EM ALFAFA, O PORCO DA VOVÓ. MAS ELES SE DISTRAEM POR UM MOMENTO E QUANDO PERCEBEM ALFAFA JÁ ESTÁ ROLANDO NA LAMA. VOVÓ RI, ENTRANDO NA CASA COM SUAS SACOLAS, E EXPLICA QUE OS PORCOS SÃO ASSIM MESMO. LUNA COMEÇA A SE PERGUNTAR PORQUÊ OS PORCOS GOSTAM TANTO DE LAMA. ELA QUER MUITO SABER!
Conheça o Programa
livre
44 GATOS

44 GATOS - 03 - COSMO, O GATO ASTRONAUTA

O grande sonho de Cosmo, o gato astronauta é tornar-se o primeiro astro-gato da história. É aniversário dele e os Buffycats decidem tornar o sonho de Cosmo em realidade. Mas como uma lata de lixo poderá virar uma nave espacial suficiente para convencer Cosmo de que realmente está viajando pelo espaço e a bordo da mais engraçada nave espacial de todos os tempos?
al
Câmara Viva

CÂMARA VIVA - HISTÓRIA DA CÂMARA

NO SEGUNDO EPISÓDIO DA NOSSA SÉRIE ESPECIAL SOBRE A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, VAMOS EXPLORAR OS DOCUMENTOS ANTIGOS E RAROS PRESERVADOS EM SEUS ARQUIVOS. DESCUBRA A RICA HISTÓRIA QUE ESSES REGISTROS REVELAM.
Conheça o Programa
livre
Asas e Histórias

ASAS E HISTÓRIAS - 75 - JUNKERS JU-87 STUKA

Conheça o Programa
livre
MISTÉRIOS ANIMAIS

10 - A BUSCA PELO SAPO MALHADO

Quando o “animal de estimação” incomum de uma tarântula desaparece, Sam e Kit se unem ao guarda-florestal, Wally desastrado, para vasculhar a selva em busca do sapo perdido!
al
Tainá e os Guardiões da Amazônia

O CANTO DO UIRAPURU

Uru, o filho do seu Uirapuru, não quer cantar na Árvore dos Uirapurus. Primeiro porque ele acha que a árvore está caindo, depois de séculos de existência, e depois porque ele quer mostrar o seu canto moderno e cheio de ginga, e não a canção tradicional dos uirapurus. Mas seu uriapuru é um sujeito tradicional e não quer saber de invencionices, e nem se mudar da Árvore dos Uirapurus. Tainá e seus amigos chegam bem a tempo de salvar os uirapurus da queda da árvore condenada e ainda fazer seu uirapuru aceitar o canto moderno de seu filho Uru, em um genial show de rap dos pássaros.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

MÔNICA EM CÂMERA LENTA

O dia não está sendo fácil para a nossa querida Mônica. Ela acordou com a sua força descontrolada e está quebrando tudo por onde passa. E o pior é que hoje tem festa na casa da Carminha e a mãe dela é superesnobe. Será que alguém vai poder ajudá-la? Não perca, pois essa historinha vai quebrar tudo!
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

NÃO SEI O NOME DISSO, MAS É MUITO DIVERTIDO!

Como um simples brinquedo inofensivo que ninguém sabe o nome pode se transformar em motivo de brigas, muita competição e uma confusão danada? A turminha não poupa esforços para ver quem são os melhores: os meninos ou as meninas.
Conheça o Programa
livre
MORGANA & CELESTE

MORGANA & CELESTE - 39 - AS NAVEGAÇÕES DE ZHENG HE

CELESTE SE DEPARA COM UM PEQUENO VASO CHINÊS E ACHA QUE A MORGANA PINTOU.
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - VALE DO MATUTU

QUINTAL DA CULTURA VI PGM RADIO NOVELA - VALE DO MATUTU (HQ 46) Nessa radionovela, sonorizada por Ludovico, Doroteia e Ofélia, Quelônio conta a história de Thomas, um menino da cidade que foi visitar a prima Florisbela no Vale do Matutu e aprendeu a simplicidade da natureza.
Conheça o Programa
al
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - MUSA DAS NAÇÕES

QUINTAL DA CULTURA VI PGM MUSA DAS NAÇÕES (Roteiro HQ 51) (MINHOQUIAS E OFELIA) Minhoquias é a mentora de Ofélia e a ajuda a se preparar para o concurso “Musa das Nações – edição Brasil”, no qual ela vai representar as suas origens africanas.
Conheça o Programa
al
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ESCOLINHA DA OFÉLIA

QUINTAL DA CULTURA VI PGM ESCOLINHA DA OFÉLIA (Roteiro HQ 15) (LUDOVICO/OFELIA/OSORIO) Ludovico fica um pouco triste com a viagem de Doroteia para a casa de praia da Berenice, mas logo se distrai quando Ofélia faz as vezes de professora da Escolinha do Quintal e da aula pra Osorio e Ludo.
Conheça o Programa
al
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - OSÓRIO PREMIADO

QUINTAL DA CULTURA VI PGM OSÓRIO PREMIADO (HQ 22) Roteiro Elton Mattos (OSORIO/LUDOVICO/OFELIA) Osório é indicado a um importante prêmio por sua atuação num comercial de TV. Enquanto aguarda o dia da cerimônia de entrega do troféu ao vencedor, ele aproveita para ensinar Ofélia e Ludovico os segredos de uma boa atuação.
Conheça o Programa
al
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - O NARRADOR CHATO

QUINTAL DA CULTURA VI PGM NARRADOR CHATO (HQ 38) (OSORIO/LUDOVICO/DOROTEIA/OFELIA) Roteiro Elton Mattos Osório decide passar um dia tranquilo no Quintal pintando um quadro. Mas a voz de um narrador esportivo (Ludovico) surge para atrapalhá-lo! E Osório mal chega no "atelie" e o narrador inicia dizendo que vai começar a primeira transmissão ao vivo da vida de uma pessoa. O dia de Osório ficará muito atribulado.
Conheça o Programa
livre
Ana Bolinha

ANA BOLINHA - EPISÓDIO 9 BONECA CINCO EM UM

No jardim, Ana Bolinha, Memel e Tutu brincam de pula sela. As Formigas Multigêmeas aparecem com uma surpresa: uma boneca russa chamada Dona Ôva. Ana Bolinha, encantada, não percebe que a boneca tem várias camadas. Memel e Tutu, escondidos, removem camadas da boneca, criando confusão. Ana Bolinha, intrigada com as mudanças, acredita que Dona Ôva é mágica. No final, Memel e Tutu revelam a verdadeira natureza da boneca, causando irritação em Ana Bolinha, que os persegue furiosamente.
Conheça o Programa
al
Oi, Duggee!

OI, DUGGEE! II - 13 - DUGGEE E O DISTINTIVO DOS BICHINHOS DANÇANTES

Sinopse da Série Uma série para crianças da pré-escola que promove o exercício e a aprendizagem. Duggee é um adorável cão marrom que dirige O Clube do Esquilo, um lugar onde as crianças têm aventuras e ganham medalhas por suas realizações. Sinopse do Episódio Quando um inseto dançante pousa na cabeça de Duggee, ele não consegue parar de dançar. Os escoteiros olham de perto e veem que é um minúsculo inseto caipira com um violino. E mais, ele tem uma banda inteira com ele - a Banda dos Bichinhos Dançantes. Eles estão aqui para tocar no show, mas vão precisar de ajuda para se preparar. Luzes, cenários, refrescos... Muito bem Escoteiros, vamos dançar!
Conheça o Programa
al
Simon

O MEGA TOBO ÁGUA / A VIAGEM ESCOLAR

O MEGA TOBO ÁGUA Simon descobre um novo escorregador na piscina e ajuda Gaspard a superar seu medo de altura para deslizar junto com ele. No final, eles percebem que não era tão assustador quanto parecia. A VIAGEM ESCOLAR Simon está empolgado com o passeio escolar na floresta, esperando ver muitos animais. No entanto, ele acaba encontrando apenas um besouro e a chuva atrapalha seus planos. Mas, graças a uma música inventada por Simon, o sol aparece e eles avistam um lindo cervo.
Conheça o Programa
al
Um Herói do Coração

UM HERÓI DO CORAÇÃO - 03 - APRENDENDO AS VOGAIS/CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ/AS PALAVRAS MÁGICAS

Sinopse da Série Um Herói do Coração é um conjunto de conteúdos voltado para crianças de 2 a 5 anos de idade, que tem como inspiração os valores humanos, e se propõe a estimular os primeiros valores positivos. Seus episódios são estruturados como fábula, tendo como valor principal a simplicidade em sua comunicação onde se desenvolvem diversos temas, entre eles o respeito pelo meio ambiente, a cooperação e a amizade. Brincando com o Herói, é um conjunto de conteúdos didáticos destinado a crianças em idade pré-escolar, que propõe estimular as crianças na aprendizagem de números, letras, formas e cores. Uma inovadora estética e músicas originais, misturam-se criando uma ideia simples e divertida: APRENDER SORRINDO. Música Infantil - Um Herói do Coração As músicas do Herói do Coração, é um conjunto de videoclipes musicais destinado a crianças em idade pré-escolar. Músicas originais com valores como a amizade, compartilhar, cooperação, como o cuidado do planeta e dizer por favor e obrigado, são algumas das temáticas que vão de mãos dadas com os clássicos populares infantis compondo este conjunto de conteúdos para fazer da infância um mundo mágico. Um Herói do Coração - As palavras mágicas: Hoggie usa todas as tintas de seus amigos sem avisá-los, deixando todos sem poder pintar e fazendo com que todos fiquem tristes. Plim Plim aparece para convidá-los ao Parque das Cores, onde Hoggie aprende as palavras mágicas e descobre coisas maravilhosas quando dizemos “Por favor” e “Obrigado”.
Conheça o Programa
al
Masha e o Urso

MASHA E O URSO IV - CANÇÕES DE MASHA - 08 - QUANDO OS CACTOS FLORESCEM

Quando é inverno do lado de fora, bebidas quentes não são as únicas capazes de mantê-lo aquecido. Embarque numa viagem de memórias quentes do México. Masha e o Urso não têm medo do tempo frio, e os ritmos mexicanos calientes não permitirão que você fique entediado à espera da primavera.
Conheça o Programa
al
Masha e o Urso

MASHA E O URSO IV - CANÇÕES DE MASHA - 09 - MELODIAS DA ESPANHA

O Urso topa qualquer coisa para agradar Masha e a Ursa, até mesmo tornar-se um misterioso e imprevisível espanhol por um dia. Eles viajam a um país incrível e hospitaleiro onde paixões fervilham ao som do violão e aos ruídos da castanhola.
Conheça o Programa
al
VIOLA E TAMBOR

BRINQUEDOS VELHOS/DANÇANDO NO COMPASSO

Sinopse da Série Viola e Tambor amam brincar, dançar e fazer música juntos. E apesar de serem diferentes, eles são melhores amigos! Viola é extrovertida e falante; já Tambor é tranquilo e observador. Juntos, os dois vivem aventuras diárias em seu pequeno povoado, rodeados por seus amigos instrumentos musicais (e uma Abacaxi!). Viola e Tambor é uma série infantil que celebra a diversidade, direcionada a crianças de 3 a 6 anos. Cada instrumento tem um som único, mas, juntos, todos os amigos formam uma grande melodia. A série ressalta a importância da empatia e da autoestima como valores necessários para entender e apreciar a riqueza das diferenças em aspectos físicos, culturais, de gênero, etc. Sinopse do Episódio Viola e Tambor estão arrumando seus brinquedos e separam os que não servem mais para jogar na lixeira. No caminho, eles encontram os amigos e cada um deles pede o brinquedo que está destinado ao lixo. No final das contas, Viola e Tamboe aprendem que o brinquedo pode servir para outra criança e não precisa jogar no lixo. Mikey faz uma música junto com seus amigos onde todos mostram seus passos de dança. Quando a Viola pede para ele mostrar o seu próprio, ele diz que não sabe dançar. Os amigos tentam ensinar cada qual o seu jeito de dançar. Viola acaba entendendo que cada um tem seua forma de dançar e que o Mikey tem que dançar do jeito dele e não dos outros.
al
Dino Ranch

DINO RANCH - 18 - AVIÃO MALUCO

Miguel sempre quis voar com os pterossauros e finalmente termina sua invenção voadora: o dino-voador! Ao testá-lo, descobrem que é muito pesado para voar com seus dinossauros, o que decepciona Raio, Clover e Tango, que ficam de fora da diversão. Quando Bo precisa ser resgatado sobre o intransponível Monte Mastodonte, Miguel fica tão empolgado com sua nova invenção que convence Jon e Min de que eles devem voar para seu pai, deixando os dinossauros para trás. Isso dá terrivelmente errado quando eles ficam sem forças para manter o planador no ar, e eles mesmos aterrissam na montanha! Raio, Clover e Tango serão capazes de resgatar os Dino Ranchers e Bo por conta própria?
Conheça o Programa
al
PJ Masks

EP. 13 - CONHEÇAM AN YU - PARTE I

NINJA NOTURNO ROUBA O CONGO DA DRAGOA PARA DESPERTAR A MAGIA DA MONTANHA MISTERIOSA.
Conheça o Programa
al
Paulistão A2

SANTO ANDRÉ X PRIMAVERA (18/01/2025)

Conheça o Programa
al
LIGA NACIONAL DE BASQUETE - NOVO BASQUETE BRASIL

PINHEIROS X FLAMENGO (18/01/2025)

al
Shaun, o Carneiro

O SEGREDO DE BITZER

O fazendeiro decide que é hora de entrar em forma pede para Bitzer acompanhá-lo . Bitzer tem outras idéias e vem com um plano secreto para evitar o cansaço . Será que seu plano vai dar certo ?
Conheça o Programa
al
Shaun, o Carneiro

HIPNOTIZADOS

Bitzer finalmente tem pouco de paz e sossego, até que Shaun fica hipnotizado por Mowermouth a cabra. Mas com todo o rebanho sob a influência do poderoso olhar de Mowermouth , Bitzer logo percebe o quanto ele precisa de seu velho amigo .
Conheça o Programa
al
Shaun, o Carneiro

DIA DE ARRUMAÇÃO

Os animais da fazenda estão assistindo ' Shaun Vs Bitzer ", o maior jogo de tênis de mesa de todos os tempos, e não conseguem perceber uma raposa faminta está lá, mas não para assistir ao jogo.
Conheça o Programa
al
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 555 - JUNIO BARRETO

No começo dos anos 2000, Junio Barreto trocou Caruaru, em Pernambuco, por São Paulo e, em 2004, lançou seu primeiro disco. Em 2011, foi a vez de lançar o segundo, o “Setembro”, pra alegria dos convertidos e conquistando novos fãs. Vinte anos depois da estreia e treze anos depois do seu último disco, o Junio lançou o “O Sol e o Sal do Suor”, seu terceiro e aguardado disco, que mais uma vez acerta em cheio no encontro da palavra com a música, algo que o Junio Barreto faz com maestria.
Conheça o Programa
livre
ARENA DOS SABERES

ARENA DOS SABERES - 37

ARENA DOS SABERES APRESENTA A HOMENAGEM AOS 90 ANOS DO NASCIMENTO DA ESCRITORA NÉLIDA PIÑON NO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 18/01/2025

Conheça o Programa
livre
Café Filosófico Expresso

REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS III - 03 - VOCÊ É O SEU CÉREBRO?

OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS, A PARTIR DA DÉCADA DE 1990, NOS TROUXERAM INFORMAÇÕES INÉDITAS SOBRE NOSSOS CÉREBROS, ABRINDO CAMINHO PARA UMA NOÇÃO "NEUROCÊNTRICA" DA EXISTÊNCIA HUMANA. DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO FORAM DIRETAMENTE AFETADAS POR ESTES ESTUDOS E GANHARAM NOVAS DIMENSÕES NÃO ANTES IMAGINADAS. MAS, AFINAL, NÓS SOMOS NOSSOS CÉREBROS? QUAIS OS MITOS EM TORNO DESTA NOÇÃO? QUAL A RELAÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE COMO PESSOAS E O NOSSO CORPO? ACERVO CAFÉ FILOSÓFICO CPFL: NEUROCIÊNCIAS: NÓS SOMOS NOSSOS CÉREBROS?, COM FRANCISCO ORTEGA. A INVENÇÃO DO REMÉDIO, COM ALFREDO SIMONETTI.
Conheça o Programa
16
Café Filosófico Expresso

REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS III - 04 - A O QUE TENHO DIREITO?

OS DIREITOS HUMANOS NUNCA ESTIVERAM TÃO EM PAUTA NAS DISCUSSÕES PÚBLICAS COMO NOS ÚLTIMOS TEMPOS. DEFINIR AS OBRIGAÇÕES, DEVERES, DIREITOS E CONCESSÕES MAIS FUNDAMENTAIS ÀS PESSOAS PASSA POR UM CONJUNTO DE REFLEXÕES COMPLEXO E HISTÓRICO. TODAS AS PESSOAS DEVEM TER OS MESMOS DIREITOS? COMO ESTABELECER ESSES DIREITOS? QUAIS OS CRITÉRIOS QUE DEFINEM OS DEVERES E DIREITOS PARA DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS? AFINAL, QUAIS SÃO, OU DEVERIAM SER, OS SEUS DIREITOS BÁSICOS? ACERVO CAFÉ FILOSÓFICO CPFL: NOVAS FRONTEIRAS ENTRE IDENTIDADE E DIREITOS HUMANOS, COM BETH NIA ASSY. ÉTICA DO COTIDIANO COM MARIO SERGIO CORTELLA E CLÓVIS DE BARROS FILHO. INFÂNCIA E POLÍTICA, ILANA KATZ.
Conheça o Programa
16
ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS - IRA LEVIN - SMETANA - DVORÁK - SIBELIUS - LISZT

livre
MINIDocs

VANESSA MORENO + FI MARÓSTICA

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
Roda Viva

DAVID LIYNCH

O norte-americano David Lynch é um dos diretores mais controvertidos do cinema contemporâneo. Seus filmes têm personagens estranhos - muitas vezes bizarros, e contam histórias que nem sempre têm um fim tradicional, mas que transformaram-no em um dos cineastas mais importantes da atualidade. Lynch também arruma tempo para fotografar, pintar, compor e escrever. Em agosto, esteve no Brasil para divulgar a sua experiência com a meditação transcendental e a importância disso em seu processo criativo. David Lynch concorreu ao Oscar de melhor diretor duas vezes, pelos filmes O Homem-Elefante e Veludo Azul. Em 1997, produziu a série de TV Twin Peaks e em 2001 ganhou o prêmio de melhor diretor no festival de Cannes, pelo filme Cidade dos Sonhos.
Conheça o Programa
n
Roda Viva

ALEX ATALA (2024)

OLÁ, BOA NOITE. SEJAM MUITO BEM-VINDOS AO RODA VIVA. ESTAMOS NO AR PARA TODO O BRASIL PELA TV CULTURA E EMISSORAS AFILIADAS, E CONECTADOS AO MUNDO POR MEIO DAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS DIGITAIS E DO APP CULTURA PLAY. O NOSSO ENTREVISTADO DE HOJE CHEGA A 2025 CHEIO DE NOVOS PROJETOS E TENDO ENCERRADO O ANO COMEMORANDO MARCOS IMPRESSIONANTES PARA A SUA ÁREA. AFINAL, DIANTE DAS DIFICULDADES ECONÔMICAS E SOCIAIS DE SE EMPREENDER NO BRASIL, NÃO É TRIVIAL CELEBRAR 25 ANOS DE UM RESTAURANTE AUTORAL E 15 DE OUTRO, QUASE VIZINHO, MAS EM TUDO DIFERENTE. ELE FOI O PRIMEIRO CHEF-CELEBRIDADE DO BRASIL NA ERA DA EXPLOSÃO DA COZINHA CONTEMPORÂNEA NO MUNDO, ALI NA VIRADA DOS ANOS 1990 PARA OS 2000, AO FUNDAR O ICÔNICO D.O.M. FOI TAMBÉM PIONEIRO EM LEVAR O CONHECIMENTO DOS INGREDIENTES DOS DIFERENTES BIOMAS BRASILEIROS PARA O MUNDO E EM TRABALHAR COM COMUNIDADES LOCAIS NO RESGATE NÃO SÓ DOS PRODUTOS, MAS DA CULTURA E DO MODO DE VIDA TRADICIONAIS. ISSO BEM ANTES DO BOOM DOS REALITY SHOWS E DOS CHEFS INFLUENCIADORES DIGITAIS. ENFRENTOU CRISES ECONÔMICAS, VIU SEU SONHO DE TER UM HOTEL DA GRIFE D.O.M. RUIR COM A PANDEMIA, MAS DEU A VOLTA POR CIMA E HOJE É SÓCIO DE UM CLUBE PRIVADO QUE UNE HOTELARIA E GASTRONOMIA OFERTANDO EXPERIÊNCIAS EXCLUSIVAS AOS SEUS MEMBROS. PARA FALAR DE ALTOS E BAIXOS DE UMA CARREIRA SINGULAR E DOS PLANOS PARA O FUTURO, COMO A BUSCA PELA SONHADA TERCEIRA ESTRELA MICHELIN, RECEBEMOS MAIS UMA VEZ NO CENTRO DO RODA VIVA O CHEF DE COZINHA E EMPRESÁRIO ALEX ATALA. PARA ENTREVISTAR O ALEX ATALA, NOSSA COZINHA DE HOJE É COMPOSTA POR: ARNALDO LORENÇATO - EDITOR-EXECUTIVO DA REVISTA VEJA SÃO PAULO LARISSA JANUÁRIO - JORNALISTA E APRESENTADORA DO CANAL SABOR & ARTE LUIZA FECAROTTA - JORNALISTA E PESQUISADORA MARCOS NOGUEIRA - AUTOR DA COLUNA COZINHA BRUTA, DA FOLHA DE S.PAULO E VIVIAN MESQUITA - EDITORA-CHEFE DE PALADAR, DO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO CONTAMOS AINDA COM O TOQUE DE SABOR DOS DEZENHOS DE LUCIANO VERONEZZI.
Conheça o Programa
n
MINIDocs

VANESSA MORENO + FI MARÓSTICA

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
Contos da Meia-Noite

A CACADA - LYGIA FAGUNDES TELLES

Numa loja de antiguidades está exposta uma velha e ampla tapeçaria. Nela desenha-se, nítida, uma cena de caçada. Umacliente adentra o estabelecimento. Imediatamente seus olhos são imanrtados para o desenho estampado no tapete. Aquela cena de caçada lhe diz alguma coisa que ele não consegue trazer à consciência e racionalizar. Impressionado, mal consegue dormir. Inquieta -se. No dia seguinte, não resiste ao fascínio e chega bem cedo à loja. Fixa sua atenção naquele bosque , naquele caçador, naquele céu. Tudo lhe era tão familiar! O caçador parecia sorrir perversamente embuçado. Mas atrás da touceira, detrás das folhas ele pressentia o vulto arquejante da caça. Aí passado e presente fundem-se num arrepio de vertigem que nos leva ao abismo misterioso de vidas ( e mortes) já vividas ( e já morridas). E a caçada se perfaz.
Conheça o Programa
livre
Contos da Meia-Noite

A CACADA - LYGIA FAGUNDES TELLES

Numa loja de antiguidades está exposta uma velha e ampla tapeçaria. Nela desenha-se, nítida, uma cena de caçada. Umacliente adentra o estabelecimento. Imediatamente seus olhos são imanrtados para o desenho estampado no tapete. Aquela cena de caçada lhe diz alguma coisa que ele não consegue trazer à consciência e racionalizar. Impressionado, mal consegue dormir. Inquieta -se. No dia seguinte, não resiste ao fascínio e chega bem cedo à loja. Fixa sua atenção naquele bosque , naquele caçador, naquele céu. Tudo lhe era tão familiar! O caçador parecia sorrir perversamente embuçado. Mas atrás da touceira, detrás das folhas ele pressentia o vulto arquejante da caça. Aí passado e presente fundem-se num arrepio de vertigem que nos leva ao abismo misterioso de vidas ( e mortes) já vividas ( e já morridas). E a caçada se perfaz.
Conheça o Programa
livre
Territórios Culturais

PGM 5 - MUSEU AFRO BRASIL E BAQUE ATITUDE

No episódio de hoje os apresentadores de Territórios Culturais, Felipe Gaia e Tuti Muller, invadem o Museu Afro e desvendam as muitas exposições –temporárias e permanentes – do lugar. Ainda no Museu Afro, a dupla conhece de perto a ação do Baque Atitude, coletivo da região formado por jovens de comunidades e que realiza – no museu – intervenções a partir dos ritmos brasileiros.
Conheça o Programa
al
Vox Populi

BRUNO GIORGI

O ESCULTOR BRUNO GIORGI FALA SOBRE A BIENAL DE ARTE DE 1953,SEUS TRABALHOS,PERIODO NA PRISAO NA ITALIA,AMIZADE COM O ESCULTOR VICTOR BRECHERET;PERGUNTA DO FUNCIONARIO PUBLICO JOEL NAVARRO FALA SOBRE A PROFISSAO DE ESCULTOR;PERGUNTA DO ESTUDANTE OLIMPIO A. PEREIRA NETO SOBRE INFLUENCIAS NA SUA OBRA;PERGUNTA DO DIRETOR DO MASP PIETRO MARIA BARDI FALA SOBRE O INCENTIVO DO MASP AOS ESCULTORES;PERGUNTA DA ESTUDANTE MARCELA SION SOBRE OS MOMENTOS MARCANTES NA CARREIRA;PERGUNTA DO MARCHAND DE ARTE JOAO.C.DOVICCHI SOBRE RECONHECIMENTO;PERGUNTA DO ENGENHEIRO RONALDO MATTAR SOBRE A CARREIRA DE ARTISTA PLASTICO;PERGUNTA DA ESTUDANTE RENATA AMORIM SOBRE AS PEDRAS BRASILEIRAS PARA O TRABALHO DE ESCULTURA; 2.PARTE DO PROGRAMA N.311 ENTREVISTA COM O ESCULTOR BRUNO GIORGI FALA SOBRE A FAMILIA,IMIGRACAO; 3.PARTE DO PROGRAMA N.311 ENTREVISTA COM O ESCULTOR BRUNO GIORGI FALA SOBRE GRANDES TRABALHOS;PERGUNTA DO CRITICO DE ARTE JACOB KLINTOWITZ SOBRE O TRABALHO METORO QUE ESTA EXPOSTO EM BRASILIA;PERGUNTA DE SONIA SCAFF SOBRE AS ARTES PLASTICAS NO BRASIL; PERGUNTA DO ESTUDANTE PAULO.A.DIEBE FILHO SOBRE A PRISAO NA ITALIA; APRESENTACAO HERODOTO BARBEIRO
Conheça o Programa
10
Letra Livre

LETRA LIVRE 13

Convidados: Márcia Tiburi e Ignácio de Loyola Brandão Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Como disse na apresentação, vocês dois escrevem uma prosa difícil, exigente – mas ambos mantêm trabalho de aproximação do grande público (Marcia na TV e em livros de filosofia p/ não-especialistas; Loyola como cronista). A literatura está fadada a viver num gueto? Nelson de Oliveira p/ Loyola [por que a literatura é tão desprezada pelos editores e pelos leitores europeus e norte-americanos?] • Ser best seller é uma degradação da literatura? [Paulo Coelho] O valor da literatura consiste em não ter um valor de troca? • Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado? • Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer? PERGUNTAS BLOCO 2 Nelson p/ Márcia: [a principal função da literatura contemporânea é questionar o leitor?] • Fazer a mesma pergunta para Loyola. • Loyola: Vc escreveu um livro – O Anônimo célebre – que ironiza a sociedade do espetáculo. Ao mesmo tempo vc trabalha na Vogue, uma revista de moda. Como vc transita nesses dois mundos (literatura e moda)? • Marcia: trabalhar na TV (Saia Justa) significa participar da sociedade do espetáculo? [lembrar do livro de Marcia sobre Adorno, maior crítico da indústria cultural] • Loyola: em tempos de politicamente correto, há tabus para o escritor? PERGUNTAS BLOCO 3 Veronica Stigger p/ Márcia: [de que forma filosofia, literatura e artes plásticas interagem na sua produção?] • Loyola: vc trabalha com vários gêneros (romance, conto, carta, teatro, crônica). Vc visa públicos diferentes em cada um desses gêneros? • Marcia: Existe transgressão hoje? Transgressão ainda é um valor literário? • Loyola: Seu livro Zero foi censurado pelo regime militar. Existe hoje outro tipo de censura? Censura da crítica, da academia? • Marcia: existe uma ética na literatura? Ela é diferente da ética do filósofo? PERGUNTAS BLOCO 4 Veronica p/ Loyola [qual é o livro que você jamais vai ler?] • Repetir pergunta para Marcia Tiburi. [Lembrar dos panfletos anti-semitas de Céline] • Loyola: vc é conhecido por ser um dos escritores mais identificados com a cidade de São Paulo, mas hoje fala-se mais de literatura da periferia do que literatura urbana. A vivência urbana se deslocou? Ou essa literatura faz parte de um processo de industrialização da miséria? • Marcia: como a tecnologia, a técnica, modifica a subjetividade? Existem personagens características da vida pós-moderna? • Loyola: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal?
Conheça o Programa
al
Arte e Matemática

O ARTISTA E O MATEMATICO

ESTE PROGRAMA FALA DA RECENTE SEPARACAO ENTRE ARTISTA E MA - TEMATICO, TOMANDO COMO EXEMPLO LEONARDO DA VINCI.COMENTA OS CASAMENTOS MAIS DIRETOS DESSAS DUAS AREAS ATRAVES DE DOIS EXEMPLOS BASTANTE DISTINTOS:A ARQUITETURA (TRADICIONALMENTE LIGADA A MATEMATICA ATRAVES DA FIGURA DO CALCULISTA) E A AR- TE CONCRETA QUE BUSCAVA UMA EXPRESSAO DIRETAMENTE LILGADA A RAZAO MATEMATICA.
Conheça o Programa
al