Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Você já deve ter ouvido falar que o cabelo cai mais no outono e inverno, e se não ouviu, certamente percebeu essa mudança. Mas porque isso acontece? A resposta pode estar na transição entre as estações e nas mudanças de hábitos com a chegada da frente fria.

Em entrevista ao site da TV Cultura, a dermatologista e membro da Associação Brasileira de Medicina Estética (ABME), Dra. Bárbara Carneiro, explica que, durante o outono e o inverno, o sol se põe mais cedo e as pessoas têm menos disposição de luz solar, o que pode causar o efluvio telógeno, que é a queda fisiológica dos fios.

"No outono existe maior queda de cabelo do que em outras estações. Isso ocorre devido ao fato do couro cabeludo possuir sensores de luminosidade, pois é a melanina que ajuda a determinar o ritmo de crescimento. No outono os dias são mais nublados e certamente somos menos expostos ao sol", conta a médica.

Dessa forma, percebemos uma maior queda dos fios nas estações frias do que no verão, onde há uma queda de cabelo considerada normal, segundo a especialista.

A princípio, o problema não é preocupante a menos que a perda dos fios se mostre excessiva.

Bárbara explica que é normal perder de 80 a 100 fios de cabelo por dia. Quando essa quantidade é ultrapassada, é necessário procurar um médico para investigar o motivo da queda de cabelo.

Ela ainda afirma que em homens ocorre maior queda de cabelo do que em mulheres. Além da alopecia atingir mais o sexo masculino também.

De acordo com Fernando Cerqueira, nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e membro da Sociedade Brasileira de Estudos da Fisiologia (Sobraf), a alimentação é outro fator que acarreta a queda de cabelo.

"Uma alimentação pobre em nutrientes, vitaminas e proteínas pode acarretar no enfraquecimento dos fios e consequentemente causar uma queda capilar", explica.

Segundo Cerqueira, além da maior queda de cabelo, há outros problemas que podem se agravar nesta época do ano, como por exemplo, o risco de infarto, que se torna maior.

"Nesta época de frio o metabolismo fica mais acelerado, cerca de 10%, para poder nos aquecer. Além disso, há o aumento no consumo de gordura e açúcares, falta de atividade física (devido às baixas temperaturas algumas pessoas tendem a deixar o treino em stand by)", acrescenta.

Dicas para manter os fios saudáveis

Para evitar esses problemas, o nutrólogo reforça a importância de uma dieta equilibrada, com qualidade nutricional e na quantidade adequada para o gasto de energia.

Ele recomenda a ingestão de alimentos ricos em proteínas e vitaminas. Tais como: ovos, peixes, soja, feijão, folhas verdes escuras e frutas vermelhas (morango, amora, framboesa entre outras).

"Preparar caldos com folhas verdes e soja é uma ótima dica para degustar no inverno", sugere.

A dermatologista também dá dicas para cuidar melhor do couro cabeludo nas estações mais frias. Confira:

- Evite água quente aos lavar os cabelos;

- Nunca durma com os fios molhados;

- Aposte em pentes com dentes largos para evitar quebras;

- Higienize o couro cabelo e não somente os fios;

- Semanalmente hidrate os fios;

- Corte as pontas dos fios a cada três meses;

- Não misture tratamentos químicos, pois eles danificam os fios.

Leia também: Como construir um bom skincare diárioDicas de hidratantes para o frio