As linhas de expressão fazem parte de um processo natural de envelhecimento da pele, que pode ocorrer pela idade cronológica ou pelos raios solares.
Procedimentos estéticos são procurados diariamente por homens e mulheres com o intuito de reduzir os resultados, e entre os mais buscados estão: botox, plástica, produtos antissinais para o rosto, entre outros.
Para falar sobre cuidados adequados, mitos e verdades sobre o assunto, o site da TV Cultura entrevistou o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia, criador de fórmulas e sócio-fundador da Creamy, marca especializada em produtos de skincare.
Mito ou verdade?
Muitos acreditam que o hábito de contrair a musculatura pode ser responsável por causar marcas faciais, entretanto, ele explicou que o caso pode variar entre os indivíduos de acordo com a densidade da pele, força e densidade muscular.
Leia também: Conheça os sete tipos de dermatite
O que utilizar?
A vitamina A é indicada para combater ou diminuir a flacidez, linhas de expressão e rugas. Entre os benefícios, estão: melhora de rugas, acne e poros dilatados, além de reduzir a oleosidade e clarear manchas solares.
O uso do protetor solar de forma preventiva pode começar desde a primeira infância e continuar no tratamento anti-idade. No segundo caso, junto com cosméticos como a vitamina C, retinol e alfa-hidroxiácidos (AHAs).
A vitamina beneficia a luminosidade da pele deixando-a mais viçosa e com aparência saudável, já os AHAs são responsáveis por promover renovação celular e o retinol por diminuir rugas, linhas finas e aparência dos poros, além de estimular a produção de colágeno.
Leia também: Anti-idade: Conheça produtos que combatem linhas de expressão e rugas
REDES SOCIAIS