Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

Quem tem cabelos crespos e cacheados precisa seguir uma rotina de cuidados para que os cachos estejam sempre hidratados e saudáveis. Mas engana-se quem pensa que é necessário ficar horas no cabeleireiro para cuidar deles

Veja algumas dicas para cuidar dos cabelos crespos e cacheados em casa:

1. Hidratações semanais

Uma característica comum dos cabelos crespos e cacheados é o ressecamento das pontas. Isso acontece porque seu formato espiralado impede que a oleosidade da raiz chegue até o comprimento e o final dos fios, causando, um aspecto mais seco. Por isso, a dica principal para exibir madeixas bonitas e bem tratadas é investir em uma rotina de hidratações toda semana.

Para quem consegue reservar três dias para dar uma atenção a mais aos fios, a dica é combinar a hidratação com nutrições e reconstruções e fazer o conhecido cronograma capilar. Já para aquelas que têm o dia a dia mais corrido, o ideal é reservar, pelo menos, uma ou duas vezes na semana para fazer o tratamento, ainda que seja no próprio banho.

Veja imagens: Webstory: Dicas para cuidar dos cabelos crespos e cacheados

2. Umectação

Outro cuidado importante para as donas de fios cacheados e crespos é a umectação. Ideal para tratar o ressecamento de maneira mais profunda, essa técnica consiste em aplicar óleo da raiz às pontas do cabelo, enluvando bem as mechas e massageando o couro cabeludo para tirar a textura áspera e estimular o crescimento. Depois, basta deixar o produto agindo no cabelo por algumas horas e, depois, contar com a ajuda do condicionador para a retirada no chuveiro.

Como é feito com óleos, esse tipo de tratamento é ideal para nutrir as madeixas, deixando-as mais brilhosas e livres de frizz. Mas, além disso, ela também conta com a vantagem de fortalecer os fios e ajudar a prevenir a desagradável quebra.

3. Usar shampoo menos agressivo

Para não piorar o ressecamento, uma dica importante é priorizar produtos que contem com fórmulas menos agressivas, ou seja, que promovam a limpeza necessária sem retirar a oleosidade natural do couro cabeludo.

4. Como pentear

Use um pente de dentes largos para desembaraçar e pentear seus cachos. Agora lembre-se que cabelos cacheados são naturalmente menos oleosos do que cabelos lisos e por isso não devem ser lavados todos os dias.

5. Como secar

Para secar seus cachos, a melhor opção é enrolar uma toalha nos cabelos e pressionar para tirar o excesso de água. Não esfregue, isso evita o frizz. A melhor coisa é deixar seus cachos secarem naturalmente. A alta temperatura do secador desidrata o cabelo e dificulta que os cachos se moldem, por isso, só em última opção! Se for extremamente necessário, utilize um difusor para evitar o contato direto do calor com os fios. Pelo mesmo motivo, evite a chapinha. Mas se for usar, não deixe de aplicar antes um protetor de calor para os seus fios.