O protetor solar é um item importante na rotina de skincare. Não apenas para evitar o envelhecimento precoce, mas também para evitar alguns tipos de doenças graves, como o câncer de pele. Por isso, seu uso deve ser diário e em grande quantidade, cobrindo todo o rosto e o pescoço, no caso do protetor específico para esta região, e em todo o corpo quando é exposto ao sol. O uso acontece mesmo em dias pouco ensolarados.
Entenda o que significam as siglas no rótulo do protetor solar:
UVA e UVB
Ultravioleta A e Ultravioleta B: a primeira pode causar o envelhecimento precoce e a segunda está associada às queimaduras. O UVB é aquele que deixa a pele vermelha e causa certa ardência. Já a UVA acontece ao longo do dia, atravessando vidros e se mantendo constante com as mudanças do clima, mas é uma radiação indolor, o que faz com que a pessoa não perceba que está ferindo a pele profundamente, produzindo os radicais livres.
FPS
A sigla significa Fator de Proteção Solar e indica o tempo de exposição ao sol. É importante ficar atento ao indicativo para saber quando deve repor a proteção.
PPD ou FP-UVA
Indica o grau de proteção contra os raios UVA e revela quanto tempo demora para apresentar pigmentação por melanina.
Veja imagens: Webstory: Entenda o que significam as siglas no rótulo do protetor solar
IR
O infravermelho é sentido com o calor ou mormaço. Esta radiação pode trazer consequências para elasticidade da pele.
PA+
Este indicativo é uma escala para a proteção do UVA de um protetor solar, sendo PA+, PA++, PA+++ e PA++++, aparecendo, principalmente, nos rótulos dos importados.
Veja imagens: Webstory: Significados das siglas no rótulo do protetor solar
REDES SOCIAIS