No dia 21 de junho teve início o inverno no Brasil. Nessa estação, assim como nos meses mais secos do ano, é comum que muitas pessoas sofram com o ressecamento da pele.
A pele seca pode ter inúmeras causas, como a mudança de temperatura, ausência de ingestão de água, uso de medicamentos, envelhecimento, banhos quentes, entre outros fatores. O problema é quando essa alteração acaba gerando manchas, descamações e machucados indesejados.
De todo modo, alguns cuidados podem auxiliar tanto na prevenção quanto no tratamento do ressecamento. Pensando nisso, o portal da TV Cultura selecionou oito dicas para manter a sua pele saudável durante o inverno. Confira:
1) Usar hidratante
O uso de cremes corporais e faciais costumam ser produtos fundamentais para ajudar com a pele seca. A utilização de protetor solar também é outro recurso imprescindível.
2) Atenção aos lábios
A boca costuma ser uma das partes do corpo que mais dão sinais durante a ausência de umidade. Para evitar lesões e fissuras, utilize hidratantes labiais, evite passar a língua nos lábios e ficar removendo a pele seca formada. O uso de bepantol ou mesmo de batons hidratantes também contribuem para a reparação.
3) Evitar buchas e escovas durante o banho
Esses materiais podem remover as camadas protetoras da pele, ainda mais em épocas de frio. Além disso, o uso excessivo de sabonetes, várias vezes ao dia, também pode corroborar para o ressecamento.
4) Evitar banhos muito quentes
Opte por banhos com a água mais morna. Caso seja difícil tirar a água quente em dias muito frios, outra opção é a de reduzir o tempo no banho.
5) Evitar contato direto do ar condicionado
Ar condicionado, aquecedores e ventiladores podem favorecer a evaporação da água na pele.
Veja imagens: Webstory: Oito dicas para evitar o ressecamento da pele
6) Beber água e ter alimentação saudável
Uma boa hidratação da pele não acontece sem que haja a ingestão de água e de alimentos ricos em vitaminas e minerais, como os advindos de frutas e vegetais.
7) Skincare
O cuidado com a pele do rosto, com produtos adequados como esfoliantes de uso periódico, podem tornar a sua pele mais lisa, hidratada e saudável.
8) Ter uma boa noite de sono
Dormir pelo menos oito horas por noite ajuda na restauração do corpo e, consequentemente, da própria pele. Evitar ou saber lidar com o estresse também é outro ponto fundamental.
Vale destacar que o tratamento mais adequado pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, é fundamental que se procure um dermatologista para auxiliar, de forma mais eficiente, no cuidado com a pele.
REDES SOCIAIS