Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Freepik
Reprodução | Freepik

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda o uso do protetor solar diariamente para os cuidados com a pele. Além de prevenir o envelhecimento precoce, o filtro previne o surgimento de rugas e doenças diversas como o câncer de pele.

Contudo, para se ter os benefícios desse produto é preciso saber como utilizá-lo corretamente.

Escolha o protetor com o FPS correto

A SDB recomenda que o filtro solar tenha, no mínimo, fator de proteção solar 30. O FPS nos frascos indica a quantidade de radiação ultravioleta do sol necessária para que ele perca sua eficácia. Quanto maior esse número, mais protegida a pele está.

Aplique o protetor com antecedência

Os especialistas recomendam a aplicação do protetor solar de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol, para que a pele tenha tempo de absorvê-lo. Pode ser uma boa ideia aplicar o produto duas vezes, pois estudos demonstram que a maioria das pessoas costuma aplicar protetor solar em pouca quantidade.

Veja imagens: Web: "Como usar protetor solar corretamente"



Reaplicar o produto a cada duas horas

É importante reaplicar o protetor a cada duas horas. Quando se transpira muito, por exemplo, em esportes, quando se faz uma submersão à água ou quando se esfrega a pele contra roupas ou areia.

Utilize protetor mesmo nos dias frios

Mesmo em dias frios e nublados, podemos ter a sensação de que o sol não queima, mas esse é um equívoco comum. A radiação ultravioleta continua até mesmo no inverno, e em dias nublados, já que os raios solares são capazes de atravessar as nuvens.

Cuidado com os horários mais quentes

Os raios do sol ficam mais fortes entre 10h e 16h. Utilize fatores apropriados e mais seguros para esses momentos, além de reforçar a proteção com chapéus, bonés e óculos.