Com vista para o Rio Negro, o Bistrô abre as portas para a população neste sábado (4). O espaço oferece culinária criativa, com opções vegetarianas e veganas, bebidas artesanais e produtos oriundos de horta colaborativa, permacultura e agrofloresta para firmar-se como referência em alimentação saudável e sustentabilidade no Amazonas.
O Bistrô faz parte do Instituto Inajá, fundado em julho de 2021, que visa integrar o ambiente natural com a experiência gastronômica amazônida. “Um dos objetivos do Instituto é a sensibilização acerca das possibilidades de alimentação a partir do que a terra oferece. Em parceria com produtores orgânicos da região do Açutuba e fabricantes artesanais de Manaus, promovemos ações que visam a consolidação do espaço de imersão na natureza”, explica Wagner Cardoso, fundador do Instituto e idealizador do Bistrô Urucum.
O cardápio conta com a experiência internacional do Chef Otu Gaivota, também membro da direção do Instituto Inajá, que se dedica ao projeto de agroecologia e soberania alimentar. Na elaboração do cardápio Otu dedica-se a utilizar ingredientes orgânicos, PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), culinária vegana, com receitas internacionais e adaptadas a região amazônica.
Inauguração
Para o lançamento do espaço, neste sábado (4), a partir das 11h, o Bistrô Urucum prepara seu ambiente em bioconstrução para receber clientes para almoço e jantar. Durante o dia, haverá a possibilidade de conhecer a horta em formato de mandala, as iniciativas do projeto de permacultura e participar de vivências para compreender os benefícios da agrofloresta.
Durante a noite, a partir das 19h, o Bistrô realiza a inauguração com a participação do cantor Marcelo Nakamura, músico que irá embalar o evento com carimbó, toadas, cumbia, brega, forró e mais regionalismos. O show também será transmitido pela página oficial do Instituto Inajá no Instagram.
A inauguração do Bistrô marca um novo momento para a abertura de discussão sobre uma cultura de alimentação sustentável. Considerando discussões atuais sobre mudanças climáticas e estilos de vida sustentáveis, o Instituto Inajá, visa promover um espaço de culinária vegana amazônica alinhado com educação ambiental, promoção de agriculturas sem tóxicos, permacultura e agrofloresta.
O evento contará com a loja para venda de artesanatos e peças da campanha Art for Food, também promovida pelo do Instituto Inajá, que pretende realizar troca de saberes com formações sobre agroecologia, turismo sustentável e empreendedorismo para as comunidades indígenas que habitam o outro lado do rio Negro.
O Instituto Inajá e o Urucum Bistrô ficam no Ramal do Cajual, 13 – Praia de Açutuba – Iranduba, KM 28 da AM070. Para mais informações e reservas entre em contato no whatsapp do número (92) 98458-1317.
O ambiente tem lotação limitada e os interessados devem apresentar a carteira de vacinação contra Covid-19 atualizada. O uso de máscaras nos espaços de convivência será obrigatório.
REDES SOCIAIS