Três pessoas morrem e mais de 20 ficam feridas após incêndio em embarcação no AM
A corporação confirmou que 23 pessoas ficaram feridas. Destas, cinco pacientes seguem internados.
29/07/2024 13h02
Marcela Leiros - AGÊNCIA CENARIUM
MANAUS (AM) - Três pessoas morreram em decorrência do incêndio na embarcação Comandante Souza, nesse sábado, 27, informou o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). As vítimas fatais foram duas mulheres e um jovem, de idades e identidades não informadas. A corporação confirmou que 23 pessoas ficaram feridas. Destas, cinco pacientes seguem internados.
A balsa foi atingida por uma explosão seguida de incêndio na madrugada de ontem. A embarcação fazia o percurso de Manaus para o município de Santa Isabel do Rio Negro, a 630 quilômetros da capital amazonense, mas pegou fogo durante a madrugada, nas proximidades da Comunidade Santa Maria, a 40 minutos da capital.
As vítimas fatais são uma idosa, que morreu enquanto era transferida para uma unidade de saúde de Manaus; uma outra idosa, que teve o corpo encontrado a 15 km do local do incêndio; e um jovem, que morreu carbonizado e foi encontrado embaixo da embarcação, no local onde aconteceu o acidente.
Ao todo, 59 pessoas foram resgatadas com vida por equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), sendo que 23 receberam atendimento em hospitais da rede estadual. Destes, 18 pessoas já receberam alta. Cinco pacientes seguem internados para a realização de exames de imagem e intervenções cirúrgicas ortopédicas.
Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), onde legistas trabalham na identificação e liberação. Ainda não há informação do que pode ter causado o acidente.
Busca e resgate
As equipes de resgate retomaram as buscas pelas vítimas do incêndio na manhã deste domingo, 27. Segundo o Governo do Amazonas, desde o início dos trabalhos, a lista com os nomes dos passageiros não foi apresentada pelo proprietário da embarcação.
De acordo com um passageiro, não identificado, as chamas tomaram a embarcação minutos após a explosão. Ele relatou que salvou um bebê de apenas 3 meses que viajava no momento do acidente
“O barco pegou fogo no meio do rio e foi muito rápido. Creio que uns dez minutos o barco já estava em chamas, as pessoas desesperadas começaram a pular e nós ainda conseguimos salvar algumas pessoas, entre elas um bebê de três meses. Perdemos tudo, mas graças a Deus estamos vivos“, relatou.
Estão empregadas na operação, três embarcações, com 20 profissionais entre mergulhadores, especialistas em combate a incêndio, especialistas em altura e especialistas em atendimento pré-hospitalar.
REDES SOCIAIS