Bianca Diniz -AGÊNCIA CENARIUM
MANAUS (AM) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, como corregedor nacional de Justiça no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A indicação foi feita pelo Pleno do STJ em abril e aprovada pelo Senado Federal após sabatina realizada em 19 de junho. O ministro fica à frente do cargo no biênio 2024-2026.
Durante a sabatina, Campbell apontou que o acúmulo de processos é um dos maiores desafios enfrentados pela Justiça, com cerca de 80 milhões de ações em andamento. O magistrado ressaltou que os juízes devem ir além da simples prolação de sentenças, assumindo também um papel social mais relevante e responsável, sob a justificativa da importância de os magistrados conhecerem profundamente as comarcas onde atuam, realizando visitas a escolas, hospitais e outras unidades de saúde.
Para o novo corregedor, as ações são consideradas essenciais para que os juízes compreendam a realidade das comunidades as quais atuam. "O juiz não possui carta de alforria para fazer da magistratura um bico, turismo na sua comarca. Não podem se tornar juízes virtuais. Lá, ele deve residir, porque recebeu ajuda de custo e dinheiro público para isso”, afirmou Campbell.
O magistrado concluiu o debate ressaltando a importância de um enfrentamento vigoroso à violência contra a mulher no Brasil, destacando que o tema receberá atenção prioritária em sua gestão. “Essa covardia tem que ter fim. O trabalho que já existe no CNJ, se depender da minha contribuição, será exitoso”, afirmou.
Posse
Campbell substituirá o ministro Luis Felipe Salomão durante o próximo biênio. A cerimônia de posse está marcada para o dia 3 de setembro, às 10h (horário de Brasília), no Plenário do CNJ. Até a ocupação do cargo, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Guilherme Augusto Caputo Bastos assume as funções de corregedor nacional de Justiça. O atual corregedor, ministro Salomão, passar a ser vice-presidente do STJ, mas permanece no cargo de corregedor até 22 de agosto.
REDES SOCIAIS