Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Camila Pinheiro - DA AGÊNCIA CENARIUM
PORTO VELHO (RO) - Cerca de 360 mil eleitores aptos a votar na capital de Rondônia, Porto Velho (RO), devem ir às urnas em 6 de outubro para escolher o próximo prefeito da cidade. Nas eleições deste ano, sete candidatos disputam a vaga que é ocupada por Hildo Chaves (PSDB) desde 2017. As propostas apresentadas pelos candidatos em seus planos de governos vão da melhoria da infraestrutura municipal à mobilidade urbana sustentável.

Os dados disponíveis no site DivulgaCand, a plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram que a candidata Mariana Carvalho (União Brasil) defende como prioridade a infraestrutura urbana e propõe a melhoria da pavimentação e saneamento básico. Ela também defende a modernização da administração pública com o uso de tecnologias para otimizar serviços e reduzir a burocracia.

No campo social, a candidata do União quer expandir os programas de assistência a famílias vulneráveis e aumentar o acesso à saúde pública​. Mariana já ocupou cargos públicos no passado. Ela foi vereadora de Porto Velho entre 2009 e 2015, ano em que passou passou a representar o Estado de Rondônia na Câmara dos Deputados Federais até 2023.

A capital de Rondônia, Porto Velho (Divulgação)

Já o candidato Leo Moraes (Podemos) baseia sua campanha em três pilares: segurança, educação e infraestrutura. Ele promete investir em segurança pública através da ampliação do efetivo que atua na Guarda Municipal, além do reforço na iluminação pública. No campo da educação, Moraes promete expandir o acesso à educação integral e melhorar a qualidade do ensino nas escolas municipais​.

De carreira consolidada na política local, o candidato do Podemos já ocupou cargos de vereador de Porto Velho por um mandato (2013 - 2015). Depois passou a representar o Estado na Assembleia Legislativa como deputado estadual (2015 - 2019). Em 2018, o político foi eleito deputado federal. Em 2022, Léo disputou o governo de Rondônia, mas foi derrotado por Mauro Mendes (União Brasil).

Marcada pela disputa entre políticos que já ocuparam cargos públicos, a corrida pela Prefeitura da capital de Rondônia também conta com candidatos que não tem experiencia na política. É o caso da juíza Euma Tourinho (MDB), única candidata desse seguimento na capital de Rondônia.

Disputando a primeira eleição, ela propõe um plano de governo que destaca a modernização da gestão pública, focando na eficiência dos serviços municipais e transparência na administração. Além disso, Euma pretende priorizar o desenvolvimento econômico sustentável e investir fortemente na educação pública, buscando parcerias com o governo federal para fortalecer o setor​.

Outros candidatos

O candidato Benedito Alves (Solidariedade), advogado e professor universitário, quer atuar com foco na reestruturação fiscal da cidade, no combate à corrupção e na otimização dos gastos públicos. Na área da saúde, o candidato prevê programas que vão permitir mais acesso aos serviços como a atuação de médicos especialistas atendendo a população nas Unidades de Saúde e associações.

O Partido Novo também lançou candidato na cidade. O representante da legenda é o jornalista e advogado Ricardo Furtado da Frota (Novo), que segue as diretrizes do partido e pretende focar em uma gestão austera com corte de gastos públicos e desburocratização. Frota propõe incentivar o empreendedorismo local, criando um ambiente favorável para pequenos e médios negócios, e reduzir a interferência do estado na economia municipal.

No campo da esquerda, o advogado e ativista político, Samuel Costa (Rede) tem a campanha embasada em propostas progressistas, visando a sustentabilidade e os direitos humanos. Para o candidato, um plano de mobilidade urbana sustentável, com incentivo ao uso de transportes públicos e bicicletas é essencial para a capital de Rondônia. Ele também quer implementar políticas voltadas para a inclusão social, especialmente nas áreas de habitação popular e saúde pública​.

Intenções de voto

Nessa terça-feira, 17, a nova rodada de pesquisa da Quaest apontou a candidata Mariana Carvalho (União) liderando as intenções de voto para o 1º turno com 56%. Os candidatos Léo Moraes (Podemos), Juíza Euma Tourinho (MDB) e Célio Lopes (PDT) aparecem tecnicamente empatados em 2º lugar. Veja os dados:

  • Mariana Carvalho (União Brasil) - 56%
  • Léo Moraes (Podemos) - 11%
  • Juíza Euma Tourinho (MDB) - 10%
  • Célio Lopes (PDT) - 6%
  • Samuel Costa (Rede) - 1%
  • Ricardo Frota (Novo) - 1%
  • Dr Benedito Alves (Solidariedade) - 1%
  • Indecisos - 6%
  • Branco/Nulo/Não vai votar - 8%

O instituto entrevistou 704 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 14 e 16 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RO-08775/2024.

Leia mais: Eleições 2024: entenda diferenças entre abuso de poder econômico e político
Editado por Jadson Lima