Agência Cenarium

Maus-tratos a animais ficarão registrados no 'nada consta' no AM

Essa é uma das ações da Justiça do Estado pela política de valorização, incentivo e respeito à causa animal.


30/09/2024 12h01

Ana Pastana - DA AGÊNCIA CENARIUM

MANAUS (AM) - A Justiça do Amazonas, por meio da desembargadora Nélia Caminha Jorge, deve anunciar na próxima segunda-feira, 30, que o judiciário vai expedir certidões informando aos órgãos interessados certidões de pessoas condenadas por maus-tratos contra animais. Essa é uma das ações da Justiça do Estado pela política de valorização, incentivo e respeito à causa animal.

As certidões serão expedidas pelo Poder Judiciário por meio da Lei Estadual n° 6.179/2023, que proíbe a celebração de contratos ou posse, em cargo público, de pessoas condenadas por crimes de maus-tratos contra animais. Na Certidão, deve constar todos os processos relacionados a maus-tratos de animais. A finalidade é informar o histórico processual de pessoas, alertando para situações de condenação por violência e maus-tratos praticados contra animais.

Lei

Há quatro anos foi sanciona a Lei de n° 14.064/2020 aumentando a pena para quem maltrata cães e gatos, a lei prevê a punição com 2 e 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime tiver o resultado morte do animal, a pena pode aumentar até um terço da pena.

Veja o que diz a lei:
Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.
Dos Crimes contra a Fauna

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 1º - A Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda. (Incluído pela Lei nº 14.064, de 2020)

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Amazonas

Em abril deste ano, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializa em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), indicou que entre julho de 2023 e abril de 2024, foram registrados mais de 200 ocorrências por maus-tratos de animais só em Manaus.

(*) Com informações da Assessoria

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 60 parques estaduais são reabertos em São Paulo a partir desta segunda (30); veja lista

Queimadas em São Paulo e Mato Grosso geram maiores prejuízos ao setor rural, aponta CNA

Após morte de Hassan Nasrallah, Naim Qassem diz que Hezbollah escolherá novo líder em breve

Defesa Civil emite alerta para risco de queimadas em todo o estado de São Paulo até quarta (2)

Imposto de Renda 2024: Receita Federal paga quinto lote de restituições nesta segunda (30)