AtlasIntel é proibida de divulgar pesquisa após excluir nome de Cidade
Em outro trecho, o magistrado cita que a pesquisa deveria ter sido realizada apenas para o cargo de prefeito, como havia sido registrado no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), alegando descumprimento por parte da empresa responsável.
30/09/2024 12h40
Ana Pastana - DA AGÊNCIA CENARIUM
MANAUS (AM) - Após excluir o nome do candidato do União Brasil, Roberto Cidade, de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeiturade Manaus, a empresa AtlasIntel Tecnologia de Dados LTDA, responsável pela pesquisa eleitoral registrada sob o n° AM-02999/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teve a divulgação dos resultados da pesquisa proibida.
Na decisão, o juiz eleitoral Rafael Rodrigo da Silva Raposo decidiu que a sondagem foi arbitrária e direcionada a três candidatos à Prefeitura de Manaus, excluindo propositalmente o candidato do União Brasil, além de destacar que as perguntas contidas no questionário fazem referência às eleições de 2022. O juiz concedeu um prazo de dois dias para a empresa suspender quaisquer atividades relacionada à divulgação da pesquisa, sob multa diária de R$ 5 mil.
Em outro trecho, o magistrado cita que a pesquisa deveria ter sido realizada apenas para o cargo de prefeito, como havia sido registrado no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), alegando descumprimento por parte da empresa responsável.
O questionário avaliado em R$ 35 mil não disponibilizava opção ao público para selecionar o nome de Cidade nas intenções de votos para o segundo turno das eleições municipais de 2024. De acordo com o documento do processo movido pela coligação "Manaus Merece Mais", a defesa do candidato afirma que a pesquisa eleitoral possui "graves falhas no questionário apresentado aos eleitores, que beneficiam descaradamente alguns candidatos em detrimento de outros, causando notório desequilíbrio no pleito e interferindo, de forma ilegal, na real manifestação da vontade popular".
Pesquisa
Na pesquisa divulgada nas redes sociais da empresa responsável pelo levantamento, e impulsionada por financiamento no Instagram para aumento de alcance de público, o candidato Roberto Cidade aparece entre as opções no primeiro turno. Nos questionamentos seguintes, o nome do candidato não é mais citado. Entre os postulantes selecionados pela pesquisa na disputa ao segundo turno das eleições municipais estão: David Almeida (Avante), Capitão Alberto Neto (PL) e Amom Mandel (Cidadania).
A CENARIUM consultou a íntegra do questionário de pesquisa cadastrado no site do TSE. O documento também apontou a ausência do nome de Cidade em fases do levantamento. O questionário é o mesmo usado pela empresa nas plataformas digitais.
REDES SOCIAIS