Camila Pinheiro - DA AGÊNCIA CENARIUM
PORTO VELHO (RO) - As eleições municipais realizadas nesse domingo, 6, trouxeram renovação à Câmara Municipal de Porto Velho. Dos 23 assentos disputados, 15 foram conquistados por novos nomes, o que mudou cerca de dois terços dos vereadores do Legislativo municipal.
Os novos eleitos prometeram trazer novas ideias e propostas para atender às demandas da população de Porto Velho, abordando questões como melhorias na infraestrutura urbana, saneamento básico e o desenvolvimento econômico da cidade. Entre os partidos com maior representação estão Republicanos, com quatro vereadores; e União Brasil, PL e PSDB com três representantes cada.
Apesar da renovação, sete vereadores experientes conseguiram manter suas cadeiras, dentre eles o atual presidente Márcio Pacele (Republicanos), que ficou em primeiro lugar. Outros dois eleitos — Tiago Tazzari e Dr. Santana — fazem parte da atual administração do Executivo municipal.
Lista dos vereadores eleitos em 2024:
- Márcio Pacele (Republicanos): 4.692 votos
- Ellis Regina Sindeprof (União): 4.034 votos
- Dr. Junior Queiroz (Republicanos): 3.954 votos
- Dr. Gilber (PL): 3.667 votos
- Fernando Silva (Republicanos): 3.634 votos
- Dr. Macário (União): 3.511 votos
- Thiago Tezarri (PSDB): 3.493 votos
- Sofia Andrade (PL): 3.359 votos
- Gedeão do Edvilson Negreiros: 3.325 votos
- Adalto Bandeirantes (Republicanos): 3.303 votos
- Edimilson Dourado (União): 3.051 votos
- Pastor Evanildo (PRTB): 2.963 votos
- Nilton Souza (PSDB): 2.955 votos
- Wanoel Martins (PSD): 2.925 votos
- Marcos Combate (Agir): 2.829 votos
- Zé Paroca (Avante): 2.825 votos
- Everaldo Fogaça (PSD): 2.811 votos
- Dr Santana (PRD): 2.765 votos
- Pastor Bruno Luciano (PL): 2.523 votos
- Adriano Gomes (PRTB): 2.447 votos
- Dr. Breno Mendes Fiscal do Povo (Avante): 2.276 votos
- Jeovane Ibiza (Agir): 2.235 votos
- Pedro Geovar (PP): 2.009 votos
O advogado, cientista político e professor do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (UFR), Vinicius Miguel, comentou o cenário: "Os fatores destacados sobre os novos eleitos na Câmara incluem uma significativa renovação, com quase dois terços dos vereadores em Porto Velho sendo de primeiro mandato. No entanto, alguns desses novos eleitos pertencem a famílias já conhecidas na política, o que sugere uma continuidade de certas dinâmicas familiares. Além disso, houve a não reeleição de vereadores que estavam em seus mandatos por quatro ou cinco legislaturas, indicando uma mudança no cenário político local", declarou.
Prefeitura de Porto Velho
Em 27 de outubro, os eleitores de Porto Velho voltarão às urnas para decidir quem será o próximo prefeito da capital de Rondônia. A disputa será entre os candidatos Mariana Carvalho, do União Brasil, que recebeu 44% dos votos válidos, e Léo Moraes, do Podemos, que recebeu 25%, segundo dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mariana Carvalho integra a coligação que une 12 partidos. Ela recebeu o apoio do atual prefeito, Hildon Chaves (União), do governador Marcos Rocha (União), e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Marcelo Cruz (PRTB). Carvalho tem uma forte base de apoiadores e é considerada uma candidata alinhada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Por outro lado, Léo Moraes, também ex-vereador e ex-deputado federal, busca se diferenciar com uma proposta mais centrada e menos polarizante. O primeiro turno das eleições parecia desenhado para uma possível decisão ainda no primeiro turno, com Mariana Carvalho liderando as pesquisas, enquanto Léo Moraes esteve sempre em segundo lugar.
Os demais concorrentes foram Célio Lopes (PDT), que ficou em terceiro (11%); Euma Tourinho (MDB), que ficou em quarto (9%); Dr. Benedito Alves (Solidariedade), em quinto (5%); Ricardo Frota (Novo) em sexto (1,7%) e Samuel Costa (Rede) na sétima posição (1,3%).
REDES SOCIAIS