Depois de Brasil e França, Portugal também garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo com antecedência. O time europeu venceu o Uruguai por 2 a 0 nesta segunda-feira (28) com dois gols de Bruno Fernandes. Essa é a primeira vez que os portugueses vencem os dois primeiros jogos do torneio desde 2006.
Apesar de Cristiano Ronaldo, Cavani e Suarez em campo, o cara do jogo foi o meio-campista do Manchester United. Além dos tentos, ele comandou as ações ofensivas da equipe e soube segurar a bola no setor ofensivo na reta final do jogo.
O resultado é péssimo para o Uruguai. A derrota deixa a equipe na lanterna do grupo e o time vai muito pressionado para a rodada final. O confronto conta Gana será tratado como uma final.
A rodada final do grupo H acontecerá na próxima sexta-feira (2). Portugal enfrenta a Coréia do Sul e o Uruguai pega Gana. Ambas as partidas acontecerão às 12h.
Primeiro tempo truncado
A partida começou como a maioria das pessoas imaginavam. Portugal com maior posse de bola e os uruguaios buscando transições rápidas para colocar seus centroavantes em condições de marcar.
A primeira chance foi portuguesa após um arremesso lateral. Ronaldo recebeu e deu um passe de ombro. William pegou um sem pulo bonito, mas a bola foi para fora.
Mesmo com a posse de bola, os portugueses tiveram dificuldades de penetrar a área adversária na primeira parte do jogo. Mesmo com as movimentações de CR7 e João Felix, a defesa uruguaia segurou bem a pressão.
A primeira chance uruguaia aconteceu apenas aos 32 minutos após uma grande arrancada de Betancur, que ficou na cara do gol, mas parou no goleiro Diogo Costa.
Leia também: Internautas enchem redes sociais de memes da vitória do Brasil sobre a Suíça
O meio campista criou outra chance três minutos depois após uma nova arrancada. Darwin Nuñez recebeu, mas não conseguiu o domínio.
Um dos momentos de emoção foi aos 40 minutos, quando Nuno Mendes sentiu uma lesão e deixou o campo chorando muito. Ronaldo abraçou o companheiro antes de ser substituído.
Mudanças e bola na rede
O primeiro grande momento de emoção no segundo tempo foi na invasão de campo de um dos torcedores, que carregou uma bandeira do arco-íris.
Logo em seguida, Portugal conseguiu quebrar a linha de defesa do Uruguai, quando João Felix recebeu pela esquerda e finalizou com perigo.
O lance motivou os portugueses. Aos nove minutos, Bruno Fernandes achou Cristiano Ronaldo na área e a bola entrou. O gol pareceu de CR7, mas o árbitro deu gol para Fernandes. Placar aberto.
Com o gol, o técnico Diego Alonso mudou o time para deixar a formação mais ofensiva. Arrascaeta e Pellistri entraram para as saídas de Vecino e Godín, respectivamente. O time passou a ficar mais tempo com a posse de bola, mas também ficou mais exposto.
Leia também: Casemiro e Vini Jr. brilham no Estádio 974 e protagonizam duelo contra Suíça
Na busca pelo empate, Alonso fez outras duas alterações. Entrou Suarez e Maxi Gomez. A resposta do time foi imediata. Gomez recebeu na entrada da área, bateu de primeira e acertou a trave. Logo em seguida, Suarez aproveitou cruzamento de Arrascaeta e chutou na rede pelo lado de fora.
Dois minutos depois, foi a vez do camisa 10 ficar na cara do gol, mas ele tentou uma cavadinha e parou no goleiro.
Vendo o time sendo pressionado, Fernando Santos mudou a equipe para fortalecer o meio-campo. Uma das mudanças foi a saída de Cristiano Ronaldo.
O time europeu voltou a controlar o jogo e voltou a criar chances de gol. Aos 46 minutos, Bruno Fernandes deu uma caneta em Gimenez e o zagueiro evitou o drible colocando a mão na bola. Com o auxílio VAR, marcou o pênalti. O próprio foi para a cobrança e ampliou.
O camisa 8 ficou louco para tentar um Hat-trick na partida. Nos acréscimos, recebeu na entrada da área e acertou a trave.
REDES SOCIAIS