De acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços prestados caiu 0,2% em fevereiro comparado a janeiro.
O IBGE destacou que a perda acumulada nos dois primeiros meses de 2022 foi de 2%, mas comparando fevereiro de 2022 com o mesmo mês no ano passado, o setor de serviços cresceu 7,4%.
O resultado do setor contrariou as estimativas de 20 consultorias e instituições financeiras que apostavam em uma alta de 0,7%.
Leia mais: Cetam oferece mais de 31 mil vagas em cursos gratuitos
Apesar da baixa, os serviços estão no momento 5,4% acima do nível que se encontravam antes da pandemia, e os número indicam uma tendência de estabilidade no setor.
Entre todos os setores econômicos que afetam a economia brasileira, o de maior peso é justamente o de serviços. Ano passado, a recuperação da área foi fortalecida pelo avanço da vacinação e a flexibilização de medidas para conter o coronavírus.
O resultado acumulado dos 12 meses anteriores apontou uma alta de 13%, o que vem acontecendo desde fevereiro de 2021. O recorde histórico da pesquisa remonta a novembro de 2014, com 20% de crescimento do setor de serviços prestados.
REDES SOCIAIS