Economia

IPCA: Alimentos que tiveram alta no valor em março


24/04/2024 18h09

A inflação oficial do país voltou a desacelerar em março. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,16%, menor patamar para o mês desde 2020, quando variou 0,07%. Os dados foram divulgados no último dia 10 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Nos últimos 12 meses, ele avançou 3,93%. No ano, a alta é de 1,42% até o momento.

Veja imagens: Webstory: IPCA: Alimentos que tiveram alta no valor em março

Veja os alimentos que tiveram alta no valor em março

A cebola teve aumento de 15%.A chuvas volumosas no Sul do Brasil geraram podridão, má formação da casca e umidade dentro dos bulbos.

O tomate teve acréscimo de 9,85%. O aumento acontece pela menor quantidade do fruto em pontos de colheitas, com isso os preços são pressionados para cima.

A banana-prata, por sua vez, reajustou em 7,90%. Entre as causas estão a entressafra (período determinado pelo fim da colheita até o início do novo ciclo produtivo) da produção da variedade prata na Bahia e no norte de Minas Gerais, principais fornecedores aos mercados atacadistas. Além da redução na oferta do produto nas principais regiões produtoras, devido ao calor e períodos longos sem chuva.

Já a cenoura teve alta de 9,13%. As chuvas registradas em janeiro em importantes regiões produtoras prejudicaram a colheita, reduzindo os volumes da raiz.

Para o leite longa vida, o acréscimo foi de 2,63%. A explicação, segundo especialistas, é a falta de alimento para os animais. A tendência é que este aumento continue até o inverno, quando termina o período de entressafra, após isso devem primeiro estabilizar e depois abaixar.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes arquiva ação que investigava ida de Bolsonaro para embaixada da Hungria

Concurso Nacional Unificado: locais de prova serão divulgados nesta quinta (24)

Estado de São Paulo registra 100 mil novos casos de dengue na última semana

8% dos eleitores de Bolsonaro e 7% dos de Lula acreditam que a Terra é plana, aponta Datafolha

Biden aprova ajuda de R$ 490,4 bilhões para Israel, Ucrânia e Taiwan