Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O Pix chegou e, com ele, vieram a facilidade e a comodidade das transferências bancárias. No entanto, infelizmente, criminosos têm se aperfeiçoado cada vez mais na aplicação de golpes por meio desta modalidade.

Durante a coleta de doações para a catástrofe no Rio Grande do Sul, bem como em anteriores, e em compras de mercadorias ou serviços, usuários relataram e alertaram sobre as ciladas que presenciaram.

Devido ao aumento de casos como esses, separamos alguns cuidados importantes para se proteger e evitar passar por esse tipo de situação. Veja:

Confira todos os dados

Antes de apertar o “confirmar”, dê uma olhada caprichada nos dados do destinatário (nome, CPF/CNPJ, telefone, e-mail). É necessário estar igual a quem você quer enviar.

Desconfie de links


Se alguém te mandar um link pedindo Pix por mensagem, e-mail ou redes sociais, desconfie na hora! Golpistas têm cada vez mais investido nessa modalidade.

Confie no app do seu banco

Faça transferências via Pix apenas pelo aplicativo oficial do seu banco. Não use apps de terceiros ou sites estranhos.

Não acredite em ofertas gritantes


Golpistas costumam inventar promoções e urgências para te induzir a cair na armadilha. Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é!

Veja também: Webstory: Oito dicas para evitar golpes de transferência via Pix


Fique de olho nas notificações


Ative as notificações do app do seu banco para receber avisos instantâneos sobre qualquer transação na sua conta. Quanto antes você solicitar um cancelamento ou informar que não tem conhecimento sobre tal movimentação, mais rápido o problema deve ser solucionado. 

Não exponha seus dados


Nunca compartilhe informações pessoais ou bancárias por telefone, e-mail ou redes sociais, principalmente com quem você não conhece.

Fique atento aos QR Codes


Se precisar usar um QR Code, verifique se ele é de verdade antes de ler. Só use códigos de fontes confiáveis. 

Invista em senhas fortes

Crie uma senha forte e única para o aplicativo do banco e não use a mesma em outros lugares.