Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Freepik
Freepik

Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo é celebrado neste dia 2 de abril. A data foi criada em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de divulgar informações a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA é um distúrbio no neurodesenvolvimento humano caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo apresentar um padrão de comportamentos repetitivos e interesses restritos em certas atividades.

A identificação de atrasos no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidas cedo, ainda na primeira infância. Mas podem ser observadas em diferentes faixas etárias, variando de uma criança para outra, assim como os graus em que o autismo pode ser apresentado. A identificação e o encaminhamento para a intervenção comportamental e o auxílio educacional, podem levar a melhores resultados a longo prazo.

No Brasil, a Lei Berenice Piana, que define a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, foi criada em 2012 com o objetivo de garantir aos autistas um diagnóstico precoce, tratamento adequado, medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: 5ª edição dos “Encontros Históricos” traz a Sala São Paulo oito concertos com artistas da MPB

Em 2020, a Lei Romeo Mion criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Criptea), um documento que pode ser emitido gratuitamente por aqueles com diagnóstico de autismo e garante prioridade de atendimento, acesso a serviços públicos e privados, educação e assistência social.