Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O primeiro turno das eleições gerais está marcado para 2 de outubro de 2022. Neste ano, o eleitor vai escolher deputado federal, deputado estadual, senador, governador e Presidente da República.

No dia 15 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou o prazo para partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidatos. Pernambuco tem 7.018.098 eleitores aptos a votar nas Eleições deste ano.

Houve um aumento de 4,24% se comparado com as Eleições de 2020, quando foram registrados 6.732.607 eleitores. Pernambuco tem o sétimo maior colégio eleitoral do Brasil, e o segundo maior do Nordeste.

O Cadastro Eleitoral de 2022 mostra que a maior parte do eleitorado é composta por mulheres. Ao todo, são 3.760.500 eleitoras, em condições de participarem do pleito, o que equivale a 53,58% do total. Os homens são 3.256.842, 46,11% da população. 37.646 eleitoras e eleitores com nome social aptos a votar.

A maioria do eleitorado Pernambucano tem entre 25 e 44 anos de idade, cerca de 42% do total. Nas eleições deste ano, o Estado possui 118.185 jovens com idade entre 16 e 17 anos aptos a votar.

No Brasil, ao todo, são 82.373.164 de eleitoras (52,65%) e 74.044.065 de eleitores (47,33%). Há ainda outros 36.782 votantes que preferiram não definir gênero, num total de 0,02%.

Conheça os candidatos ao governo de Pernambuco. 11 candidatos concorrem ao cargo. Veja a lista completa em ordem alfabética:

Anderson Ferreira (PL):

Nascido em Recife, Anderson tem 49 anos e é empresário. Ferreira é ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, por dois mandatos, deixou o cargo para disputar a eleição para o governo estadual. Também já ocupou o cargo de deputado federal por dois mandatos (2011-2016). Ele é o representante do Partido Liberal (PL), mesma sigla do presidente Jair Bolsonaro, na corrida pelo governo.

A advogada e correligionária Izabel Urquiza, 54 anos, é a vice na chapa.

Claudia Ribeiro (PSTU):

A candidata do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) tem 50 anos e é formada em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela é professora da rede municipal do Recife e já atuou como dirigente do Sindicato dos Professores do Recife (Simpere).

O candidato a vice é Professor Mariano, 57 anos, da mesma legenda.

Danilo Cabral (PSB):

Cabral tem 55 anos e representa o Partido Socialista Brasileiro (PSB) nesta eleição. Auditor da Receita Federal, Danilo já foi titular da secretaria de Administração de Recife e das secretarias estaduais de Educação, de Cidades e de Planejamento e Gestão de Pernambuco. Além disso, foi vereador do Recife em 2004.

Luciana Santos (PCdoB) será vice na chapa, 56 anos.

Jadilson Bombeiro (PMB):

Jadilson tem 44 anos e é bacharel em direito e formado em ciências políticas. O candidato do Partido da Mulher Brasileira (PMB) nesta eleição. É sargento do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e sargento do Corpo de Bombeiros.

A vice na chapa será Fernanda Souto Maior, 41 anos, do mesmo partido.

João Arnaldo (PSOL):

João Arnaldo é mestre em desenvolvimento e meio ambiente e doutorando em direito ambiental e sustentabilidade. Ele tem 47 anos e é advogado. Arnaldo nasceu em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.

Alice Gabino (Rede Sustentabilidade), 42 anos, será vice na chapa.

Jones Manoel (PCB):

Manoel concorre ao cargo pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Ele tem 32 anos, é professor de história, comunicador, educador popular e youtuber, além disso, possui mestrado em serviço social.

A vice na chapa será a assistente social Raline Almeida, 31 anos, do mesmo partido.

Marília Arraes (Solidariedade):

Marília tem 38 anos. Ela é neta do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes. Começou militância ainda jovem no movimento estudantil na Faculdade de Direito do Recife. Hoje, é deputada federal, também já foi vereadora do Recife por três mandatos.

Sebastião Oliveira (Avante), 54 anos, será vice na chapa.

Miguel Coelho (União Brasil):

Natural do Recife, Miguel Coelho tem 33 anos, e é filho do senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB). Formado em direito, tem pós-graduação em liderança e gestão pública. Ele já ocupou o cargo de deputado estadual e foi prefeito de Petrolina.

Alessandra Vieira, 49 anos, do mesmo partido, será a vice na chapa.

Pastor Wellington (PTB):

Ele tem 49 anos, é advogado e pastor evangélico. Natural de Garanhuns, foi candidato a vice-prefeito do Recife, em 2020.

A advogada Caroline Tosaka (PTB), 39 anos, será vice na chapa.

Raquel Lyra (PSDB):

A tucana tem 44 anos, e é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com pós-graduação em direito econômico e de empresas. Na vida política, Raquel foi deputada estadual por dois mandatos e foi secretária da Infância e Juventude do Estado. Foi eleita prefeita de Caruaru (PE) em 2016 e reeleita em 2020.

A vice na chapa será a deputada Priscila Krause (Cidadania), 44 anos.

Wellington Carneiro (PTB):

Natural de Garanhuns, Carneiro tem 48 anos e é advogado e pastor evangélico. Ele disputou sua primeira eleição em 2006, quando foi candidato a deputado federal. Em 2020, foi candidato a vice-prefeito do Recife (PE) na chapa do Coronel Alberto Feitosa, mas não venceu. Atualmente, é presidente do PTB no estado.

A advogada Caroline Tosaka será vice na chapa