O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a Brasília por volta das 20h desta terça-feira (8). Nesta quarta-feira (9), ele se encontra com o presidente da Câmara, Arthur Lira, às 10h, e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a partir das 13h.
Leia também: “Não houve qualquer fato que aponte suspeita de irregularidades no processo de votação”, informa OAB
A expectativa é de que, durante essas reuniões, o presidente eleito comece a viabilizar a PEC da transição, que prevê um gasto de R$ 175 bilhões acima do orçamento previsto para 2023.
A ideia é usar esse dinheiro para manter o Auxílio Brasil em R$ 600 e cumprir outras promessas de campanha do petista. Ainda não se sabe se essas medidas ficarão fora do orçamento apenas no ano que vem ou por tempo indeterminado.
Leia também: O que une os mundos do futebol e do funk? Angelo Canuto explica no Provoca
Essa proposta deve começar a tramitar pelo Senado, como afirmou o relator do orçamento no Congresso, senador Marcelo Castro. Ele disse ainda que a PEC está pacificada e se mostrou otimista com a aprovação do texto.
Ainda estão previstos para esta quarta-feira, encontros do presidente eleito com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e com a presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura.
REDES SOCIAIS