O programa De Olho no Voto estreia a sua nova temporada na próxima sexta-feira (26), com análises focadas nas eleições municipais, que serão realizadas nos dias 6 e 27 de outubro. Sob o comando de Rodrigo Piscitelli e com comentários de Vera Magalhães, a atração vai ao ar às sextas, às 22h.
Serão mais de 200 mil eleitoras e eleitores que irão às urnas para escolher seus representantes para os cargos de prefeito e vereador, em mais de 5,5 mil municípios do país. Essas eleições serão os primeiros pleitos municipais com a participação de federações partidárias. Somente poderão participar aquelas que registraram o estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, até a data-limite de 6 de abril (seis meses antes da votação).
Três federações estão registradas para disputar os cargos de prefeito e de vereador neste ano. São elas: Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil): Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV). Federação PSDB Cidadania: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Cidadania (CIDADANIA). Federação PSOL REDE: Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade (REDE).
As federações partidárias são a reunião de dois ou mais partidos políticos (que já possuem registro no TSE), com afinidade programática, para atuar como se fosse uma única agremiação. Essa forma de organização das legendas tem abrangência nacional e foi instituída pela reforma eleitoral de 2021, conforme a Lei nº 14.208/2021, que alterou as Leis nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).
Para falar sobre o assunto, a edição recebe o cientista político Cláudio Couto, professor da FGV e apresentador do podcast 'Fora da Política não há salvação'.
REDES SOCIAIS