As convenções partidárias em São Paulo começam neste sábado (20). Com o maior colégio eleitoral do país, a capital paulista inicia o calendário com a formalização da candidatura da chapa de Guilherme Boulos (PSOL) com Marta Suplicy (PT).
Os partidos PT, Psol, PC do B, Rede, PV, PDT e PMB promovem a convenção eleitoral da coligação “Amor Por São Paulo”. O evento que oficializará as candidaturas de Guilherme Boulos e Marta Suplicy a prefeito e vice-prefeita da capital paulista está marcado para às 14h, no Expo Center Norte.
O evento espera receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros do governo e cerca de 10 mil pessoas.
Já o pré-candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) marcou para 3 de agosto a convenção de sua coligação. O vice ainda é uma dúvida da chapa.
José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB) agendaram as suas convenções para o dia 27 de julho, próximo sábado.
As legendas têm até o dia 5 de agosto para definir as candidaturas. O prazo está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).
Segundo a Lei da Reforma Política (13.165 de 2025), após a definição das candidaturas, as chapas têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu no primeiro turno mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.
As convenções funcionam como uma eleição interna dos partidos. A legislação eleitoral dá aos partidos autonomia para definir a estrutura de organização das convenções, que podem ser feitas presencialmente ou de forma híbrida (presencial e virtual).
Veja as datas das convenções dos pré-candidatos em SP:
Guilherme Boulos (PSOL): 20 de julho
Marina Helena (Novo): 21 de julho
José Luiz Datena (PSDB): 27 de julho
Tabata Amaral (PSB): 27 de julho
Altino Prazeres (PSTU): 3 de agosto
Ricardo Nunes (MDB): 3 de agosto
Ricardo Senese (UP): 4 de agosto
Pablo Marçal (PRTB): data não definida
REDES SOCIAIS