“Essa vai ser a eleição da fake news produzida pela Inteligência Artificial”, garante Sakamoto
Cientista político garante que combate contra fake news avançou, mas cobra pressão em cima das empresas de IA
22/07/2024 11h45
Com as eleições municipais chegando, a preocupação com as fake news aumentam. O cientista político Leonardo Sakamoto admitiu que a Justiça Eleitoral sempre estará correndo atrás do “avanço tecnológico que produz desinformação”, mas celebrou as mudanças comparado ao último pleito.
“A Justiça Eleitoral Brasileira melhorou muito no diálogo e na pressão sobre as redes sociais e aplicativos de mensagens. Ainda falta bastante para avançar”, afirmou.
Ao analisar o atual pleito, Sakamoto garantiu que o maior problema não estará nas redes sociais, mas sim nas Inteligências Artificiais.
Leia também: Eleições 2024: PSD oficializa candidatura de Eduardo Paes à reeleição para prefeito do Rio
“Essa vai ser a eleição da fake news produzida pela Inteligência Artificial. Qualquer moleque, ou menina, com celular na mão produz um vídeo que aparece o presidente da República ou o ex-presidente falando qualquer coisa com a voz deles. Você dispara isso. Deveríamos estar trazendo as empresas ligadas as IAs para conversa”, explicou.
O programa De Olho no Voto estreia a sua nova temporada na próxima sexta-feira (26), com análises focadas nas eleições municipais, que serão realizadas nos dias 6 e 27 de outubro. Sob o comando de Rodrigo Piscitelli e com comentários de Vera Magalhães, a atração vai ao ar às sextas, às 22h.
Leia também: Eleições 2024: Brasil tem mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar
REDES SOCIAIS