Eleições

"Sobre o aborto, eu acho que a mulher que precisa falar", afirma Datena no Roda Viva

São três situações em que a mulher pode realizar o procedimento de forma legal


12/08/2024 23h37

O Roda Viva recebe o apresentador José Luiz Datena, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, no programa desta segunda-feira (12).

No programa, o candidato fala sobre o aborto. São três situações em que a mulher pode realizar o procedimento: uma é perigo de vida para gestante e a segunda situação é a gravidez decorrente de estupro. Os dois estão previstos no Código Penal.

O terceiro caso é uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2012, permitiu a interrupção de gravidez de feto anencéfalo. Bebês anencéfalos não têm o cérebro ou a parte vital dele.

“Sobre o aborto, eu acho que a mulher que tem que falar. Quem entende de aborto é a mulher, eu não gostaria de me interromper e falar sobre isso [...] Desde que seja o aborto legal, eu vou garantir [o procedimento em hospitais da cidade]. Agora, criminalizar a mulher que faz o aborto e o estuprador ficar colocado em outra posição, isso é uma excrecência", aponta.

A bancada de entrevistadores será formada por Carlos Petrocilo, repórter da Folha de S.Paulo, Fabíola Cidral, apresentadora do UOL, Fernando Andrade, jornalista da Rádio CBN, Joyce Ribeiro, apresentadora do Jornal da Tarde, da TV Cultura, e Marcelo Godoy, repórter especial e colunista de O Estado de S.Paulo. O cartunista Luciano Veronezi ilustrará a entrevista em tempo real.

Assista ao programa completo: 

Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva é exibido pela TV Cultura, site da emissora, app Cultura Play, X (antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

Roda Viva Eleição
Os próximos entrevistados do programa serão: Tabata Amaral (19/8), Guilherme Boulos (26/8), Pablo Marçal (2/9) e Ricardo Nunes (9/9).

Debate em setembro
A TV Cultura realizará um debate no dia 15 de setembro, ao vivo, a partir das 22h, diretamente do Teatro B32, com os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil tem quase 4.700 tentativas de 'golpe do 0800' por hora, aponta Datafolha

Mega-Sena pode pagar até R$ 43 milhões no sorteio desta terça-feira (13)

Queda de avião em Vinhedo: vítimas morreram de politraumatismo, aponta IML

Lotofácil: uma aposta todas as dezenas; veja números sorteados nesta segunda-feira (12)

Quina: nenhuma aposta acerta as cinco dezenas e prêmio acumula em R$ 15 milhões