Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Maria Chic Blog
Reprodução/Maria Chic Blog

Difícil achar alguém que não goste de cachorro-quente. O lanche cai bem a qualquer hora: em uma sexta-feira à noite, em um encontro com os amigos, na hora de assistir o jogo e até mesmo numa quarta-feira de manhã!

Isso mesmo. Na manhã desta quarta-feira (19), as palavras “purê” e “vinagrete” entraram nos Trending Topics do Twitter depois que os internautas resolveram compartilhar os tipos de cachorro-quente comuns em suas cidades.

Os paulistanos, grandes amantes da batata, defenderam o lanche com o tradicional purê e criticam aqueles que não gostam do ingrediente.

Mas muita gente defendeu que o lanche deve vir sem o purê e o vinagrete.

A verdade é que, no Brasil, existem diversas formas de preparar o cachorro-quente, e as receitas estão relacionadas às comidas típicas e à cultura de cada região do país.

Em Minas Gerais, por exemplo, o hot dog é feito com uva passa.

Na Bahia, o azeite de dendê e a abóbora fazem parte do lanche.

Foto: Meu Livro de Receitas

Já no Distrito Federal, a pasta de alho e o bacon não podem faltar!

Foto: Cozinhando para 2 ou 1

Os cariocas também gostam de uva passa no lanche, como os mineiros. Mas o ingrediente especial da cidade maravilhosa é o ovo de codorna!

Foto: Buzzfeed

Influenciados pela cultura alemã, as pessoas da região Sul costumam comer cachorro-quente com chucrute, que é uma espécie de conserva de repolho fermentado.

Foto: Oba Gastronomia

E a diferença não está só nos ingredientes, os nomes do lanche também variam em cada parte do país: em Manaus, o cachorro-quente tem o nome de Kikão, e pode ser feito com cenoura e repolho.

Foto: Chantilly com Chocolate

Já na Paraíba, cachorro-quente e hot dog não são a mesma coisa: o primeiro é feito somente com carne moída e, o segundo, com a salsicha.

Foto: Fundação Vanzolini

Em âmbito internacional, os cachorros-quentes brasileiros passam bem longe do tradicional hot dog, criado em 1860, nos Estados Unidos, que é preparado com a salsicha, molho agridoce, picles à base de pepino, mostarda e ketchup.

Foto: Quero Bolsa

Apesar das diversas formas de preparar o hot-dog, e das preferências nos estados brasileiro ou fora do país, temos que concordar: o cachorro-quente é bom de qualquer jeito!