Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

No dia 10 de outubro, a TV Cultura transmite ao vivo o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020, premiação da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. A lista com os finalistas foi divulgada e “Bacurau”, dirigido por Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, é o filme com mais indicações, totalizando 15 categorias. O segundo longa mais votado é o “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, indicado em 14 categorias.

A tradicional festa reunindo artistas e profissionais do meio audiovisual não acontecerá devido a pandemia do Covid-19, portanto o Troféu Grande Otelo será entregue na casa de cada vencedor após a premiação.

“Mesmo diante de tantas adversidades, estamos realizando o Grande Prêmio, e este ano vamos homenagear o trabalho dos milhares de profissionais que dedicam suas vidas a encantar as nossas vidas. Não foi fácil, mas o Grande Prêmio tinha que acontecer", diz Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

Saiba quem são os finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Os finalistas concorrem em 32 categorias. São mais de 200 profissionais indicados, 35 longas-metragens brasileiros e 10 longas estrangeiros. Ao todo, este ano também estão na disputa 15 curtas brasileiros e 20 séries. Os vencedores serão escolhidos no segundo turno de votação, que começa no dia 31 de agosto, pelos sócios da Academia. A votação popular também poderá ser feita pela internet.

O Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, comemora a exibição da premiação na TV Cultura: “A parceria com a TV Cultura e o Governo de São Paulo amplia o alcance e o impacto desta celebração, valorizando ainda mais, a despeito do contexto adverso, a nossa produção cinematográfica".

O diretor de programação da TV Cultura, Enéas Carlos Pereira, também falou sobre a parceria: “É com muita alegria que a TV Cultura abriga, neste ano, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em sua programação. Em um momento tão conturbado da cultura e, em especial, da cadeia do audiovisual em nosso país é fundamental que instituições como a nossa, os parceiros do prêmio e a Academia Brasileira de Cinema estejam unidos no reconhecimento do cinema nacional”, disse.