Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

TV Cultura
TV Cultura

Comandado por Marcelo Tas, o #Provoca começa a temporada 2021 em março, com nova abertura, vinhetas e visual repaginado. O programa abre seu terceiro ano entrevistando a atriz Marisa Orth, na próxima terça (2), às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora, redes sociais e YouTube. 

Para o diretor de arte da TV Cultura, Henrique Bacana, o material promocional da nova temporada ganhou mais cor, mas manteve a abordagem bem-humorada de sempre, com uma paleta vibrante e referências a imagens icônicas do século XX. "No estilo do Saul Bass, brincamos de 'Pantera Cor-de-Rosa' provocando o apresentador em situações especiais remetendo a Beatles e Tarsila do Amaral", explica.

Assista à promo da nova temporada:

As brincadeiras com Marcelo Tas, que relembram a famosa Abbey Road dos Beatles e a bicicleta do cineasta francês Jacques Tati, mostram a continuidade do conceito desde as temporadas passadas.

Em 2020, vinhetas divertidas repensavam a imagem do apresentador, colocando Tas caracterizado como Carmen Miranda ou estampando embalagens clássicas de produtos conhecidos dos brasileiros. "Brinco com a minha equipe que o Tas é como o nosso Mickey; a gente se apropria da personalidade dele, do humor dele, do formato e do contexto do programa dele. Isso abre um leque gigante de possibilidades", diz Bacana.

De acordo com o diretor, as brincadeiras também funcionam como uma espécie de "revanche": o provocador vira o provocado. "Já que ele provoca todo mundo no programa, no break a gente provoca o apresentador", completa.