Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

A MPB (Música Popular Brasileira), surgiu na década de 60, durante a Ditadura Militar no Brasil. Como uma espécie de sucessão à Bossa Nova, a MPB misturou os ritmos desse gênero musical com os movimentos musicais dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes e seu engajamento folclórico. A princípio, o gênero tentou buscar uma música brasileira essencialmente nacional.

Por conta do contexto histórico em que o gênero surgiu, a MPB nasceu com um forte caráter de luta contra a Ditadura e o golpe de 1964. Pelo público também ter sido composto em sua maioria por estudantes e intelectuais, o gênero ficou conhecido como “música da universidade”.

Leia também: 10 artistas da nova MPB para conhecer

Os festivais de música brasileira, realizados anualmente de 1965 a 1969 e transmitidos pela televisão, revelaram e impulsionaram artistas desse novo gênero. Artistas como Elis Regina, Elizete Cardoso e Chico Buarque participaram destes festivais.

Veja imagens: Webstory: Os 10 artistas nacionais mais vendidos no Brasil

A Elis Regina, inclusive, cantou um dos primeiros exemplos de músicas do gênero MPB. No 1º Festival de Música Popular da TV Excelsior, em 1965, a cantora interpretou “Arrastão”, de Vinicius de Moraes e Edu Lobo. Além de vencer o festival naquele ano, Elis fez parte da transição definitiva entre a Bossa Nova e a MPB.

Ao longo dos anos, artistas como Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia surgiram na cena musical, ao mesmo tempo que a MPB passou a assumir outros ritmos. Deste modo, estilos como samba-rock, samba reggae e até o pop brasileiro nasceram da MPB e sua evolução.