Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Após a aparição do príncipe Harry e da duquesa Meghan no programa de Oprah Winfrey, no dia 7 de março, a família real britânica virou assunto dos principais jornais pelo mundo.

A entrevista trouxe discussões sobre racismo, divisão real, lutas familiares e mentiras. A família real está envolvida em polêmicas há tempos e passaram por um longo percurso até chegarem aqui.

Para saber mais sobre a história britânica, confira a lista de filmes, documentários e séries:

1- The Crown
Uma das séries mais populares da Netflix, com quatro temporadas e a quinta já confirmada, conta a história da Rainha Elizabeth II desde o início do seu reinado em 1952 até os tempos modernos. Com o passar das décadas, intrigas pessoais, romances e rivalidades políticas foram moldando e direcionando o rumo da história do século XX. A trama é ganhadora de diversos prêmios, entre eles o Globo de Ouro 2017 e 2021 de melhor série dramática.

2- A Rainha
Filme dirigido por Stephen Frears em 2006, mostra como a morte da princesa Diana, em 1997, trouxe à tona o distanciamento dos líderes do país com a população. Diana era conhecida como a princesa do povo e o público britânico ficou em choque com a morte e com a reação da família real que se fechou no palácio Balmoral. O longa foi indicado ao Oscar em 6 categorias e Helen Mirren, como Rainha Elizabeth II, ganhou o prêmio de melhor atriz.

3- Secrets of Great British Castles
Os seis episódios da série documental está disponível na Netflix e mostra o historiador Dan Jones explorando as histórias da realeza por trás de seis milenares castelos britânicos: Warwick, Dover, Caernarfon, The Tower of London, Carrickfergus e Stirling. Documentário para quem gosta de ver através da atuação de um elenco e produção de uma equipe.

4- The Royal House of Windsor
Outra série documental da Netflix que retrata em 6 capítulos a família real, com a opinião de especialistas, historiadores, familiares e documentos jamais vistos pelo público. O documentário começa em 1917, durante a 1ª Guerra Mundial, quando o rei George V trocou o sobrenome de Saxe-Coburgo-Gota para Windsor. Passando por 1936, quando Edward VIII protagonizou a maior crise da realeza britânica ao abdicar do trono para se casar com Wallis Simpson, uma mulher divorciada. E terminando em 1973, com o príncipe Charles já casado com Camilla.

Leia mais: Webstory: Produções sobre a família real

5- Margaret, a Princesa Rebelde
Documentário disponível no Globoplay que em duas partes revela como a irmã mais nova da Rainha Elizabeth II, Princesa Margaret, abalou as normas sociais e a forma como o povo britânico enxergava a família real.

6- Lady Di: suas últimas palavras
O documentário do National Geographic traz entrevistas inéditas e vídeos gravados em 1991, dentro do Palácio Kensington, em Londres. Diana participou de uma série de entrevistas escondidas, gravadas com sua permissão por um amigo próximo em nome do jornalista Andrew Morton. Ele escreveu um livro sobre Diana, contado inteiramente na voz da princesa e revelando como era a vida para uma das mulheres mais fotografadas do mundo. Disponível no Disney+.

7- The Story of Diana
A produção, disponível na Netflix em dois episódios, revela o círculo íntimo de Diana Spencer. O irmão e pessoas próximas a ela revelam detalhes de sua vida e conflitos pessoais. São dois contrapontos apresentados: a tensão do casamento com Charles e a luta contra a imprensa no término do relacionamento em 1996.

8- O Discurso do Rei
O filme conta a história do Rei Jorge VI, que contrata Lionel Logue, um fonoaudiólogo, para lhe ajudar a superar a gagueira que o acompanha desde os 4 anos. Os dois homens tornam-se amigos enquanto trabalham juntos e, depois que seu irmão abdica, o rei confia em Logue para ajudá-lo a fazer um importante discurso no rádio no começo da Segunda Guerra Mundial. O Discurso do Rei ganhou sete prêmios BAFTA e quatro Oscars, sendo eles melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro original.

9- The Tudors
A série mostra a família real no século XVIII, no reinado de Henrique VIII. A história percorre o caminho de Henrique quando ainda lutava para conquistar o assento mais desejado da Inglaterra. Em meio a isso, acaba se apaixonando por Ana Bolena, mesmo sendo casado com Catarina de Aragão, precisando então descobrir uma forma de que essas polêmicas não prejudiquem a sua reputação.